03.06.2022 14:27

Trabalhador iraniano em frente a gasodutos ao lado das bandeiras da Turquia (D) e Irã após a inauguração de um gasoduto que entrega gás natural à Turquia, em Bazargan, na fronteira entre os dois países, 22 de janeiro de 2002 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2022

O país pode se tornar um ponto de transmissão do combustível russo, diz o Ministério da Energia.

A Turquia pode servir como ponto de trânsito para o fornecimento de gás russo ao mercado europeu, disse na quinta-feira (2) o vice-ministro de Energia e Recursos Naturais, Alparslan Bayraktar, durante um discurso no Fórum de Energia de Baku.

“A Turquia quer usar toda a infraestrutura para produção nacional no contexto do consumo interno e transporte de gás para mercados estrangeiros, inclusive europeus, para fornecedores existentes através dos gasodutos do Azerbaijão, Rússia e Irã”, disse Bayraktar.

Segundo ele, Ancara também poderia ajudar no trânsito de recursos do Turcomenistão, Iraque e Mediterrâneo.

Rússia é um dos principais fornecedores de gás para a Turquia, respondendo por cerca de metade das importações do país. A Gazprom fornece o combustível através dos oleodutos Turkish Stream e Blue Stream.

O oleoduto de duas linhas offshore Turkish Stream foi lançado em 2020 como uma alternativa ao oleoduto South Stream (depois que a Bulgária abandonou o projeto em 2014) e possui uma capacidade total de 31,5 bilhões de metros cúbicos. Uma das linhas fornece gás russo para a Turquia, enquanto a outra atende as nações do sul e sudeste da Europa.