Pelo menos 79 óbitos e 369 feridos foram registados nas estradas do país, durante a semana que vai de 1 a 7 deste mês, pela Polícia Nacional, em consequência de um total de 289 acidentes de viação, que provocaram 79 mortos e 369 feridos.

13/12/2022   10H31

Estradas do país registam 79 mortes em 289 acidentes

O porta-voz da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, que apresentava o balanço das ocorrências registadas na referida semana, esclareceu que, se comparado com igual período do ano anterior, houve um aumento de mais 47 acidentes, 28 mortes e 90 feridos.

Explicou que o excesso de velocidade, má travessia de peões, mudança de direcção irregular, mau estado das vias e a condução em estado de embriaguez estiveram na origem dos acidentes.

Mateus Rodrigues acrescentou que foram apreendidos 201 viaturas, 1.130 motorizadas, 852 cartas de condução, 775 verbetes, 959 livretes, 959 títulos de registos de propriedade.

Realçou que as 3.124 multas aplicadas aos automobilistas por violações das normas relativas ao Código de Estrada estão avaliadas em mais de 13 milhões de kwanzas.

Em relação à segurança pública, referiu que foram detidos 516 cidadãos por estarem, supostamente, implicados no cometimento de crimes diversos, dos quais, 14 homicídios voluntários, 115 roubos, 198 furtos, 161 ofensas corporais e 28 agressões sexuais.

Foram, ainda, apreendidas 38 armas de fogo, 77 munições, 71 telefones e 30 botijas, numa altura em que mais de dois mil cidadãos estrangeiros, acompanhados de 102 crianças, acabaram detidos por violação da fronteira terrestre. A maioria desses indivíduos é da República Democrática do Congo.

A Polícia deteve, igualmente, 986 cidadãos nacionais, por contrabando de mercadoria não declarada e pesca ilegal.

Bombeiros regista mortes 

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, durante o final de semana, um total de 13 mortos, sendo quatro por afogamento, igual número por acidente de viação e dois por enforcamento.

O porta-voz da instituição, Félix Domingos, fez referência a um caso de morte por queimadura durante um incêndio, igual número por descarga eléctrica e outro por deslizamento de terra.

Durante o período em análise, ocorreram 36 atendimentos pré-hospitalar, que culminaram com a evacuação de pacientes para diferentes unidades hospitalares, oito extinções de incêndios de pequenas proporções, seis aberturas de portas de residências.

Foi, também, registado duas neutralizações de derrame de combustível, dois cortes de árvores e uma sucção de água.

REVISTA DESTEMIDOS.