06/11/2022 07H38

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, este sábado, em audiência, no Palácio Presidencial, os chefes das diplomacias da República Democrática do Congo (RDC), Christophe Lutundula, e da República do Rwanda, Vicent Biruta, com quem analisou o clima de tensão reinante, neste momento, entre os dois países.

“Seria melhor ainda nos deixar trabalhar, por ser o mais sábio, e, quando tivermos tudo bem preparado, vamos informar”, salientou à imprensa o ministro dos Negócios Estrangeiros da RDC, à saída da reunião, sublinhado ser este o conselho que receberam do estadista angolano.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, que também participou na audiência, esclareceu que o encontro com o Presidente da República visou traçar as directrizes dos trabalhos subsequentes, com vista à busca de soluções para o problema que opõe os dois países.

A tensão entre a RDC e o Rwanda aumentou, nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23, que segundo as autoridades de Kinshasa é apoiado pelo país vizinho.

Por: César Esteves