Victoire Ingabire, destacada figura da oposição do Rwanda, reagiu, sexta-feira, em declarações à AFP, ao cancelamento do voo que deveria transportar o primeiro grupo de imigrantes ilegais do Reino Unido para o Rwanda, considerando que esse acordo deve ser abandonado. Tanto a Grã-Bretanha como o Rwanda enfrentaram críticas internas e de pelo menos duas agências da ONU, em relação ao plano destinado a desencorajar imigrantes ilegais de entrar no Reino Unido.

18/06/2022.  12H23

“O Rwanda é um país conhecido pela hospitalidade. O problema é receber os refugiados que chegaram a um país democrático (Reino Unido), rico, e depois enviá-los para um país pobre (Rwanda), ainda em desenvolvimento, um país não democrático”, sublinhou a líder do partido Desenvolvimento e Liberdade para Todos.

O primeiro voo com migrantes deveria descolar da Grã-Bretanha para o Rwanda na terça-feira passada, apesar de numerosas contestações legais, mas foi cancelado após uma ordem de última hora do Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

A investigadora rwandesa Aimee-Noel Mbiyozo defendeu que o acordo entre Londres e Kigali para transferir requerentes de asilo se insere no objectivo do país reformar a sua imagem e afastar críticas ao seu histórico de direitos humanos.

Revista Destemidos