Nesta sexta-feira (25), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse aos jornalistas que a UE vai comprar gás de forma centralizada e dividi-lo entre os países-membros, uma inovação para o bloco dos 27.

O passo ocorreu ante a decisão dos líderes europeus de acabar com importações russas, enquanto os EUA esperam fornecer seu gás GNL, que é mais caro, ao continente europeu.

Durante coletiva de imprensa após a cúpula de dois dias em Bruxelas, capital belga, Von der Leyen declarou: “Nós temos um enorme poder de demanda. Portanto, saúdo o fato de utilizarmos agora o nosso poder de negociação coletiva. Em vez de nos excedermos uns aos outros, elevando os preços, vamos reunir nossa demanda”.

Enquanto isso, o ministro alemão das Finanças, Christian Lindner, aconselhou os fornecedores de energia de seu país a não pagarem pelo gás russo em rublos, como Moscou exigiu aos países considerados hostis.

“Vladimir Putin está tentando melhorar sua situação econômica nesta área. Se o pagamento é feito em rublos, completamente em rublos, então ele fortalece sua moeda“, assegurou Lindner em entrevista a Die Welt nesta sexta-feira (25), e aconselhou os fornecedores de energia a não aceitarem as condições do Kremlin e a cumprirem os contratos tal como foram celebrados, em euro ou em dólar.

Revista Destemidos.

D.D.M.Â