A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) realiza, na próximo segunda-feira, 28, na província da Lunda-Sul, o lançamento do ciclo formativo do Centro de Formação Técnico Profissional (CEFOPE).

Segundo um comunicado de imprensa enviado hoje ao Jornal de Angola, a acção iniciará numa primeira fase com quatro cursos, designadamente topografia e cartografia, prospecção mineira, exploração mineira, e electromecânica.

No mesmo comunicado, a ENDIAMA refere que os critérios de ingresso aos ao centro de formação destacam-se a nacionalidade angolana e a 12ª classe de escolaridade mínima.

Os objectivos do lançamento dos cursos que serão ministrados no CEFOPE obedecem à estratégia de especialização de mão-de-obra angolana para atender a necessidades específicas do sector mineiro nacional, bem como a maximização dos níveis de emprego na região.

Segundo o director do CEFOPE, Leão Chiminhi, o centro tem como objectivo debelar as necessidades a nível de recursos humanos qualificados para as empresas mineiras e promover a empregabilidade.

“A formação de técnicos mineiros deixou de ser praticada na década de 90 por razões conjunturais que infelizmente conduziram ao encerramento do único centro de formação que existia na Lunda-Norte”, frisou.

O evento terá lugar no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, e contará com a presença do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo, e dos governadores das províncias da Lunda-Norte, da Lunda-Sul, e do Moxico, Ernesto Muangala, Daniel Félix Neto e Gonçalves Muandumba, respectivamente.

Revista Destemidos

G.G.M.Â