17/06/2022 12H42

O Governo de Macau anunciou hoje que vai demolir um troço de cerca de dez metros da antiga muralha da cidade, instável e em risco de derrocada, na sequência do deslizamento de terras ocorrido no passado dia 9.

Depois de uma avaliação e análise técnica no local, na Estrada de São Francisco, as autoridades planeiam realizar com urgência a demolição do respectivo troço da antiga muralha que se encontra instável, indicou em comunicado.

O plano de demolição foi apresentado aos vogais do Conselho do Património Cultural, reunido na quinta-feira, que tendo em consideração que neste momento a referida antiga muralha da cidade encontra-se num estado de urgência e que envolve a segurança pública, o Conselho não apresentou reclamação em relação ao respectivo plano.

Por outro lado, as autoridades acordaram já com os moradores afectados o plano de restauro, procederam à limpeza e à vedação provisória do local.

Nesta altura e depois do deslizamento de terras ocorrido no dia 9 de Junho e de vários dias de trabalhos de reparação, o local ficou consolidado provisoriamente, mas um troço da antiga muralha da cidade encontra-se inclinada e com fissuras, está numa situação instável e poderá ocorrer o risco de derrocada e provavelmente poderá causar impactos nas restantes partes da antiga muralha que se encontram numa situação estável”, referiu.

Revista Destemidos