Angola e Chipre manifestaram, em Nicósia, o interesse de intensificarem o nível de cooperação bilateral e multilateral no sentido de se tornarem, também, parceiros na União Africana.

Embaixadora extraordinária e plenipotenciária não residente naquela República, Fátima Jardim

Segundo um comunicado da Embaixada de Angola na Itália, a informação foi avançada, quinta-feira, pelo Presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, durante a cerimónia de apresentação das Cartas Credenciais da embaixadora extraordinária e plenipotenciária não residente naquela República, Fátima Jardim.

A diplomata fez, ainda, a entrega de uma mensagem do Presidente angolano e destacou, na ocasião, “a amizade, colaboração e cooperação já existentes entre as instituições dos dois países”.

Fátima Jardim sublinhou, também, que o sector do turismo vai ser um dos escolhidos para a cooperação entre Angola e o Chipre: “Estamos ligados todos, tradicionalmente, pelas nossas culturas e o Chipre é um país que pode, a nível do turismo, interligar os povos. Tem o seu turismo desenvolvido, excelentes infra-estruturas e os mecanismos de desenvolvimento do sector bastante fortalecidos”.

Para a embaixadora, a troca de experiência e a concertação no quadro das nações é extremamente útil, tanto para a cooperação bilateral, quanto para a multilateral que hoje, modernamente, alinha os desejos dos governos, na tomada de posições para a tranquilidade e estabilidade mundial.

A apresentação das cartas foi realizada no Palácio Presidencial em Nicósia. Para além de Angola, foram igualmente acreditados outros 9 embaixadores, nomeadamente, Albânia, Argélia, Barbados, Islândia, Marrocos, Mauritânia, Birmânia, Filipinas e Serra Leoa.

Maria de Fátima Jardim é a segunda embaixadora de Angola acreditada na República do Chipre.

Revista Destemidos.