O chefe de Departamento Provincial dos Serviços de Veterinária da Huíla e cinco funcionários da referida instituição foram detidos em flagrante delito, sexta-feira, no Lubango, em acto de corrupção e recebimento indevido de dinheiro.

Veterinários apanhados em flagrante no Lubango

Os acusados foram detidos, na sequência de uma denúncia prestada por um cidadão à Delegação Provincial da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) na Huíla, a quem foi condicionado pagar 28 mil kwanzas para realizar o abate de cabeças de gado bovino.

Uma nota da IGAE dá conta que, inicialmente, foi surpreendido um dos funcionários, de 27 anos de idade, a receber 14 mil kwanzas, valor proveniente do denunciante, para obter a licença. No decurso da averiguação, o funcionário em causa denunciou o chefe do Departamento Provincial, que supostamente o orientara a efectuar a cobrança ilegal.

A fonte ressalta que as arrecadações não eram depositadas na Conta Única do Tesouro (CUT), defraudando o Estado em 19 milhões de kwanzas nos últimos dois anos. Segundo a IGAE, com eles foram encontrados 84 mil kwanzas, que deviam ter como destino a CUT, o que não aconteceu.

Estão envolvidos na “en-genharia” fraudulenta funcionários seniores da instituição, que foram citados pelo chefe de Departamento, dentre eles os chefes de secção para a Área Técnica e a de Assuntos Financeiros e Administrativos, bem como dois outros técnicos.

Revista Destemidos.

G.G.M.Â