Figuras nacionais de dimensão política, social, cultural e desportiva, são homenageadas, hoje, pela Associação dos Especialistas Angolanos em Relações Internacionais (AEARI), num gesto de promoção da paz e reconciliação nacional, em cerimónia solene, a decorrer no Mausoléu Dr. António Agostinho Neto.

Mausoléu Dr. António Agostinho Neto

Foram seleccionadas 21 figuras, entre as quais, destacam-se o fundador da Nação angolana,  Dr. António Agostinho Neto, o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, os antigos líderes da UNITA e da FNLA, Jonas Savimbi e Holden Roberto, respectivamente, e Mário Pinto de Andrade.

Associação dos Especialistas Angolanos em Relações Internacionais (AEARI), desenvolve as suas actividades no âmbito de uma parceira com o Estado  angolano, promovendo acções que reflectem a imagem real do pais. O presidente da associação, Adelino Sebastião, explicou que as figuras serão laureadas com uma medalha de mérito, na qualidade de intervenientes no processo de paz e reconciliação nacional, nas várias modalidades escolhidas, em acolhimento de uma trajectória ímpar, cujos feitos marcaram épocas importantes da “nossa história como país”.   

Assim, no âmbito da Defesa e Segurança, serão homenageados o general de Exército Armando da Cruz Neto, o general Geraldo Abreu Ukwachitembo Camorteiro. Na vertente Académica, foram escolhidos o professor doutor Fernando França Van- Dúnem, a Professora doutora Laurinda Hoygaard.

No campo da Cultura e Arte, os tributos vão para Rui Mingas, Manuel Rui, Luís de Oliveira Gonçalves e Vitorino Cunha, laureados com medalhas de mérito. No sector da Comunicação Social, vão ser condecorados Octávio Capapa,  Florbela Malaquias e, a título póstumo,  Abel Abraão. Na dimensão da Religião, são homenageados Dom Alexandre do Nascimento, o bispo Emílio Júlio de Carvalho e o profeta Simão Gonçalves Toco.

Ao Jornal de Angola, Adelino Sebastião, líder da AEARI, caracterizou  as individualidades a serem laureadas com medalhas de mérito “como elementos que de forma directa ou indirecta tiveram um papel fundamental na moralização, coesão, para uma paz efectiva, contribuindo para uma Angola reconciliada, próspera, levando os seus filhos a trilhar o caminho da reconstrução e do bem estar social”.

Fez saber, igualmente, que a AERAI pretende mostrar o apreço que o povo angolano tem para com estes filhos de Angola. “Reconhecemos que são muitos os filhos deste país que intervieram no processo para o alcance da paz e reconciliação nacional, jogando um papel ímpar na moralização dos angolanos”, enfatizou Adelino Sebastião, para “quem não seria possível, num único momento, homenagear todos”. Garantiu que o processo de reconhecimento daqueles que muito fizeram, e fazem, por Angola, é uma das prioridades da agenda. A Associação dos Especialistas Angolanos em Relações Internacionais (AERI) foi constituída no dia 14 de Novembro de 2018, com o objectivo de congregar e representar os quadros formados na área de Relações Internacionais. “Contamos, neste momento, com 400 especialistas cadastrados”, concluiu Adelino Sebastião.

Revista Destemidos.

G.G.M.Â