Eliminar o inchaço, promover a queima de gordura na região abdominal e, ainda, desintoxicar o corpo. Essa é a promessa do suco detox seca-barriga, cujas receitas podem ser encontradas com diferentes ingredientes na internet. Mas será que ele funciona? Confira o que a ciência já descobriu:

Benefícios do suco detox seca-barriga

Esse tipo de bebida leva frutas, verduras e até algumas sementes em sua composição. Todos eles carregam vitaminas e minerais que beneficiam a saúde como um todo, e podem ajudar a prevenir doenças crônicas — como hipertensão e diabetes.

De acordo com uma revisão de estudos controlados e pesquisas epidemiológicas, sucos de frutas e vegetais (especialmente aqueles que misturam os dois) dão uma mãozinha ao organismo para controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue.

Além disso, os vegetais são fontes abundantes de compostos com propriedades antioxidantes. Eles combatem a ação exagerada dos radicais livres no corpo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico.

Ou seja, no geral, sucos naturais (e não os de caixinha, tá?) são saudáveis, principalmente se não forem adoçados. Mas vale lembrar que eles carregam menos fibras do que as frutas e as verduras in natura, já que são coados. Isso faz com que eles tenham um poder saciante menor em comparação aos alimentos sólidos, além de serem convertidos em glicose (açúcar) na corrente sanguínea de forma mais rápida.

Suco detox seca-barriga ajuda a queimar a gordura abdominal?

Que esse tipo de bebida é saudável e pode fazer parte do seu cardápio, você já entendeu. O problema é que, com frequência, aparecem discursos na internet e nas redes sociais afirmando que determinadas receitas são capazes de nos fazer emagrecer — mais especificamente na barriga.

A gordura que fica estocada na região abdominal geralmente é a chamada visceral (isto é, localizada entre os órgãos), e seu excesso pode ser extremamente prejudicial à saúde — isso porque aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como as cardíacas. Será, então, que um simples suco seria capaz de acabar com ela?

Em um pequeno estudo randomizado, pesquisadores mostraram que uma dieta curta (de três dias) feita apenas com suco alterou a microbiota intestinal (para melhor) de 20 pessoas saudáveis e resultou em uma perda substancial de peso, que continuou após o término do experimento. Analisando dessa forma, o suco detox seca-barriga até parece animador.

Contudo, algumas ressalvas precisam ser feitas a respeito da pesquisa. Por exemplo, ter um intestino saudável é realmente importante para quem está buscando emagrecer — e para muitos outros aspectos da nossa vida, incluindo a saúde mental. Mas, provavelmente, a perda de peso durante dietas líquidas ocorre por conta da restrição significativa de calorias. Se não feita com orientação profissional, esse tipo de estratégia pode gerar sintomas nada agradáveis e até deficiências nutricionais.

Por fim, vale lembrar: a perda de peso geralmente acontece no corpo como um todo, e não em uma área específica, como a barriga. Infelizmente, não podemos dizer ao organismo qual local ele deve “secar” primeiro — algumas vezes, a gordura abdominal é até a última a ir embora.

Tem efeito desintoxicante?

Ainda faltam evidências científicas para embasar a ideia de que os sucos detox realmente filtram as toxinas do corpo. Os estudos clínicos ainda são pequenos, e a maioria foi feita em animais.

Mas não precisa se preocupar. O nosso próprio organismo já tem um sistema bem eficiente de eliminação de substâncias indesejadas. Fígado, rins, intestino, pulmão e até a pele são órgãos treinados para filtrar e/ou eliminar tais compostos.

E é claro que você pode ajudar todas essas estruturas com uma alimentação mais natural (incluindo sim, os sucos, mas também alimentos in natura, grãos, sementes e legumes), a prática regular de atividade física, a ingestão adequada de água, entre outros hábitos.

Cuidados com o suco detox seca-barriga e outras receitas naturais

Geralmente, os sucos detox são feitos com alimentos que não são prejudiciais para nós. Mas é sempre bom ficar de olho nos ingredientes que prometem um emagrecimento rápido, mesmo que eles sejam naturais. Isso porque casos de reações do corpo estão sendo cada vez mais noticiados.

O mais recente ocorreu com a atleta Janyne Luna, de 32 anos. Ela começou a usar um medicamento para emagrecer no começo de 2019. O suplemento era manipulado à base de plantas e ervas, e a receita foi conseguida por meio de uma amiga.

Depois de usar por 20 dias, sem notar resultados, ela resolveu parar com a medicação. Um mês depois, começou a sentir enjoos, seu corpo e olhos ficaram amarelados, ela teve tremor nas mãos, confusão mental, e sua urina escureceu, sintomas de uma inflamação no fígado que, mais tarde, evoluiu para uma falência hepática aguda. Felizmente, a atleta conseguiu um doador, e recebeu o transplante do órgão.

Revista Destemidos