A modelo e atriz de 19 anos já se manifestou publicamente sobre a divulgação não consentida de uma imagem íntima sua. “Somos assim tão pequeninos para precisarmos da devassa, partilha, escrutínio e julgamento?”, escreveu num longo texto.

Margarida Corceiro reage a divulgação de imagem privada.

Depois de uma imagem íntima sua ser revelada sem o seu consentimento, Margarida Corceiro já reagiu publicamente. A atriz de 19 anos publicou um longo texto na sua página oficial de Instagram esta quarta-feira, 23 de março, onde abordou as consequências deste tipo de acontecimentos para as vítimas da divulgação não consentida deste tipo de conteúdos.

“As redes sociais têm o bom da partilha positiva e a fragilidade da partilha negativa. Que sirva de ponto final para outros casos e que vos ajude a perceber a gravidade da situação”, começou por dizer a atriz sobre os acontecimentos desta segunda-feira, que colocaram o seu nome na lista dos assuntos mais comentados do Twitter.

“Quero que imaginem, quero que calcem os meus sapatos — meus e de todas as pessoas a quem isto já aconteceu. Imaginem estar tranquilos na vossa casa ou no vosso trabalho, e encontrarem uma imagem que dizem ser vossa, a circular pela internet. Milhões de comentários especulativos, milhares de mensagens, telefonemas sem parar e o mais difícil, verem todos os vossos amigos e família a ter de lidar com tudo o que vai saindo sobre vocês sem poderem fazer nada”, descreveu Margarida Corceiro.

A modelo continua. “Imaginem sair à rua e terem a sensação de que estão todos a olhar para vocês, imaginem vir nas capas dos jornais, das revistas, aparecer como destaque de sites, ser tendência numa rede social, por motivos completamente alheios à vossa vontade”, escreveu Margarida Corceiro, que salientou que apesar de estar  habituada a ter o nome “‘a concurso’ e dezenas de mentiras diária a circular” sobre si, desta vez foi diferente.

“Algumas até me fazem rir muito. Desta vez não deu para rir. E sabem porquê? Porque tenho a sorte de ter uma estrutura familiar coesa, amigos presentes e profissionais que me acompanham e ajudam a lidar com a situação. Mas há pessoas que não têm.”

A atriz partilhou então que recebeu centenas de testemunhos sobre pessoas com histórias semelhantes, que queriam desaparecer e pôr termo à vida. “Não me ri com pessoas que acabaram mesmo por fazê-lo por verem a sua intimidade completamente violada porque alguém decidiu fazer uma partilha”, destacou.

“Somos assim tão pequeninos para precisarmos da devassa, partilha, escrutínio e julgamento? Somos assim tão fracos para acabar com o ‘olha aqui o que me enviaram’?”, questionou Margarida Corceiro no longo texto. “Garanto-vos que deste lado fiquei muito surpreendida pela negativa, por saber que dar corpo a um monstro está nas nossas mãos e que muitos escolhem alimentá-lo e continuar a corrente, sem nunca pensar no impacto que pode estar a ter na vida de alguém.”

Para concluir, a atriz espera que a sua partilha “ajude a refletir sobre este tema e que as centenas de pessoas a quem isto já aconteceu , sobretudo mulheres, possam ser percebidas e não julgadas”.

A imagem íntima da atriz, partilhada sem o seu consentimento, trata-se de uma alegada fotografia tirada pela própria, em 2018, e enviada a um suposto ex-namorado, quando ainda seria menor de idade.

Revista Destemidos