O Índice de Produção Industrial (IPI), do 3º trimestre deste ano, registou uma variação de 3,8 por cento comparativamente ao período homólogo de 2021, influenciada, sobretudo, pelo aumento da Produção e distribuição de electricidade, gás e vapor, com 7,4 por cento.

30/12/2022   08H30

Índice de Produção Industrial (IPI), do 3º trimestre deste ano, registou uma variação de 3,8 por cento

De acordo com o resultado provisório do inquérito à IPI, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), influenciaram também a variação o aumento na Captação, tratamento e distribuição de água e saneamento, com 4,8 por cento, as Indústrias Extractivas, com 4,1, e as Indústrias Transformadoras, com 2,4.

O documento sublinha que, comparativamente ao trimestre anterior, a actividade industrial observou uma variação de1,3 por cento, influenciada pela actividade de Produção e Distribuição de electricidade, gás e vapor, com -6,8, e indústrias extractivas, com 1,6.

“O índice de Pessoal ao serviço, durante o 3º trimestre de 2022, registou um crescimento de 3,1 por cento em relação ao mesmo período de 2021 (variação homóloga) e de -1,0 por cento, quando comparado com o 2º Trimestre de 2022 (variação trimestral)”, revela o inquérito.

A pesquisa indica ainda que o índice das Horas trabalhadas registou, no mesmo período, uma variação homóloga de 3,3 por cento e uma variação trimestral de 0,6 pontos percentuais e que, analisando o índice de produção industrial por tipo de bens, verificou-se que os produtos de energia, no 3º trimestre de 2022, foram os que registaram maior variação homóloga, com 4,3 por cento.

REVISTA DESTEMIDOS.