Mais de seis mil famílias do Bairro da Seta Nova, na cidade de Benguela, beneficiam de corrente eléctrica com a entrada em funcionamento de três Postos de Transformação (PT) instalados pelo centro de distribuição de Benguela da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE).

28/12/2022   10H41

No acto de inauguração, o vice-governador de Benguela para as Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, sublinhou que, com o projecto eléctrico, os beneficiários têm a possibilidade de dinamizar vários negócios formais e informais.

Para o governante, os jovens que procuram o primeiro emprego têm agora oportunidade para desenvolverem o empreendedorismo, com realce para sapateiros, alfaiates, e vendedores de vários produtos.

As novas ligações domiciliares surgem como resultado da instalação de três novos (PTs) com a capacidade técnica de 630 KVA que vão permitir a inserção dos novos clientes que estão já ligados  à rede pública depois de formalizados os contratos junto da empresa de electricidade.

O responsável frisou que a energia eléctrica é um bem de consumo cuja importância tem estado a crescer de forma acelerada em Benguela, devido aos vários projectos ligados à produção industrial, assim como no sector de Prestação de Serviços e Comércio.

“Soubemos que existem aqui neste bairro muitas iniciativas de pequenas empresas, que trabalham com fontes de energia alternativas, doravante terminou este calvário que onerava os produtos. Vai haver mais geração de renda e empregabilidade, isto é muito bom para os jovens”, disse.

O Posto de Transformação (PT) alimenta a rede de distribuição de baixa tensão, permitindo que as residências usufruam deste importante bem para a vida das pessoas.

Na ocasião, o vice-governador para as Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, chamou a atenção aos beneficiários do cuidado que se deve ter, “não permitam as puxadas, senão vocês ficam sem luz, os equipamentos podem danificar-se se houver subcarga”.

É a primeira vez que o Bairro da Seta Nova beneficia de corrente eléctrica, apesar de os equipamentos estarem instalados desde 2018, no âmbito do programa de electrificação, uma iniciativa enquadrada num projecto que tem o apoio da Linha de Crédito da China.

Operacionalização

O director da ENDE em Benguela, José Cunha, esclareceu que os equipamentos aguardavam por outras componentes para a sua operacionalização.

“Apesar de ser nossa missão, sentimo-nos satisfeitos pelo número de beneficiários, que são aos milhares contemplados, não vamos ficar por aqui a província de Benguela está a crescer e temos a responsabilidade de levar energia no quadro da expansão da rede eléctrica pública a outros bairros ”, disse, o director depois de frisar que os trabalhos de montagem dos PTs tiveram início em Janeiro de 2022, cujas obras foram concluídas em Dezembro.

Consumidores satisfeitos

O empresário e proprietário de um estabelecimento comercial José António destacou a importância da energia eléctrica para o fortalecimento do tecido produtivo.

Segundo disse, a falta de electricidade prejudica os empreendedores, que por sua vez perdem a oportunidade de contribuir para o crescimento sustentável da economia nacional.

“A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso de uma indústria ou de um pequeno negócio”, disse, antes de apontar que a energia ajuda na expansão dos negócios e na diminuição dos custos das empresas.

“Nossas vidas são literalmente movidas por diferentes energias. Poderíamos falar de sonhos, esperanças, coragem, ousadia e outros sentimentos e atitudes que nos fazem superar adversidades e buscar um mundo melhor”, adiantou.

“A agricultura, indústria, serviços, comércio e o lazer são dependentes da electricidade. A energia eléctrica é uma das maiores conquistas, pelas suas infindáveis utilidades e grande eficiência tanto na geração como no uso”, conclui o empresário.

Dívida de Kz 18 mil milhões trava projectos da empresa

O director da ENDE em Benguela, José Cunha, disse que os clientes devem mais de 18 mil milhões de kwanzas.

O gestor avançou que a dívida está a inviabilizar a realização de investimentos no sector de distribuição, privando vários consumidores na província de Benguela.

“O processo de instalação do sistema de distribuição de energia eléctrica ainda está em curso, o que vai exigir da ENDE aumentar esforços ter uma boa capacidade financeira que lhe permitirá alargar o leque de investimentos na rede de distribuição de energia eléctrica para as cidades do litoral e do interior da província”, destacou.

Para incentivar ao pagamento regular, a empresa pública tem realizado campanhas de sensibilização e, em certos casos, fazem cortes, acções que vão continuar.

O responsável está preocupado com as “puxadas” anárquicas que podem provocar danos na rede de distribuição de energia eléctrica, devido ao excesso de consumo.

“Em muitos casos, os técnicos são forçados a desligar os PTs, principalmente no período nocturno considerados de maior consumo”, alertou, o responsável.

Exemplificou que um PT concebido para fornecer energia eléctrica a 500 residências, com puxadas clandestinas atingir 600 casas, o dispositivo de transporte de energia dispara devido à sobrecarga para proteger o sistema, situação que provoca transtornos no fornecimento regular de luz às populações.

A ENDE em Benguela dispõe de 48 mil contadores pré-pagos instalados nos municípios do litoral e alguns do interior.

Destacou as centralidades do Lobito, Baía Farta e Loungo que são as localidades onde se registam “grandes perturbações” e vandalização dos contadores.

“Para as centralidades já encontramos uma saída técnica e assim que implementarmos vai acabar com onda das violações dos equipamentos, que de facto cria situações constrangedoras quer na rede como na tesouraria”, afirmou o director.   

Prejuízos

A onda de vandalização do sistema eléctrico na província de Benguela está a  preocupar a população e o governo local.

As acções de vandalismo têm estado a afectar os contadores pré-pagos, fios e cabos condutores de energia, armários, isoladores, e outros equipamentos.

Praticados por indivíduos não identificados, estes actos têm deixado várias famílias sem energia eléctrica.

Joana Quenve, moradora do Bairro Agostinho Neto, periferia da cidade de Benguela, é uma das cidadãs que condenou estes actos, já que foi vítima de um corte brusco de energia”, que surgiu no interior da sua residência.

Mário António e outras famílias do Bairro 4 de Abril, na cidade de Benguela, ficaram sem energia eléctrica da rede pública durante vários meses, por causa da vandalização de um dos postos de transformação.

REVISTA DESTEMIDOS.