A ministra das Finanças iniciou, esta segunda-feira, uma visita oficial de três dias a Portugal, da qual se destaca o encontro com o homólogo português, Fernando Medina, e avaliação de linhas de financiamento.

20/12/2022   19H52

Ministra Vera Daves de Sousa visita vários modelos técnicos

A visita de Vera Daves de Sousa, de acordo com o comunicado de imprensa do Ministério das Finanças, tem como objectivo o reforço dos laços de cooperação financeira e técnica, bem como interacção com instituições financeiras portuguesas, que têm vindo a financiar diversos projectos públicos inseridos no Orçamento Geral do Estado.

A relação de cooperação bilateral Angola-Portugal, que o Governo angolano pretende reforçar com esta visita, é caracterizada, ao nível financeiro, por uma linha de financiamento e, ao nível técnico, pela interacção entre as administrações tributárias, no âmbito de um Acordo de Assistência Administrativa na área das Aduanas.

Durante a sua estada, a delegação angolana tem previsto encontros técnicos com unidades de estruturas congéneres dos ministérios das Finanças dos dois países, com destaque para os encontros entre os gabinetes de estudos e entre os institutos públicos que procedem à gestão da dívida pública.

O programa de visita inclui, igualmente, um encontro com a Direcção Geral de Contabilidade, com vista a abordar a cooperação técnica em matérias como o sistema contabilístico de Portugal, controlo interno, Sistema Informático Aplicado à Contabilidade Pública, no quadro da visão de Angola migrar para a adoção das IPSAS (sigla em inglês para as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Sector Público).

A ministra Vera Daves de Sousa, faz-se acompanhar pelos directores do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais, Patrício Neto, da Direcção Nacional de Contabilidade Pública, Sílvio Custódio, e da Unidade de Gestão da Dívida Pública, Dorivaldo Teixeira.

REVISTA DESTEMIDOS