O grupo Paratus, empresa pan-africana de telecomunicações e a OneWeb, rede mundial de telecomunicações alimentada a partir do espaço, anunciaram, recentemente, a assinatura de um acordo de parceria de distribuição dos serviços da OneWeb em África.

17/12/2022   10H13

De acordo com o comunicado enviado, o acordo vai ajudar a Paratus a disponibilizar as soluções de conectividade de satélite de baixa órbita terrestre (LEO) da OneWeb em África, assim que a rede estiver operacional em 2023.

Este acordo tem como objectivo disponibilizar serviços de comunicações via satélite aos clientes da Paratus em 37 países em África, especialmente aos localizados em comunidades rurais e remotas. A notícia segue-se ao acordo plurianual entre a OneWeb e a Paratus para a construção de um teleporto em Luanda, Angola, previsto para estar operacional no segundo semestre de 2023. Esta nova infra-estrutura vai facilitar a oferta de conectividade de alta velocidade e baixa latência da OneWeb a empresas, governo, escolas, clínicas e hospitais em zonas remotos e pouco servidas.

O anúncio de hoje, representa os avanços significativos que ambas as empresas têm realizado em prol da melhoria da conectividade em África. A OneWeb tem vindo a construir as suas estações terrestres de satélite em Angola, África do Sul, Ghana, Senegal e nas Maurícias, e avança continuamente a desenvolver parcerias estratégicas para implementar as suas soluções de cobertura. Por sua vez, a Paratus lançou recentemente a sua ligação de fibra óptica entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), inaugurou dois novos Data Centers, na Zâmbia e na Namíbia, e concluiu a cobertura de rede em todas as províncias de Angola.

REVISTA DESTEMIDOS.