Site icon Revista Destemidos

(ANGOLA) Luanda e Abu Dhabi abordam compromissos sobre a gestão de Portos e Aeroportos  

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D´Abreu, chefia uma delegação aos Emirados Árabes Unidos em visita de trabalho, para manter contactos com entidades governamentais e empresariais daquele país.

17/12/2022   10H08

Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu e o embaixador nos EAU, Albino Malungo

A visita decorre no âmbito dos memorandos de entendimento assinados em finais de 2021 por altura da visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço aos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola pelos serviços de comunicação da Embaixada naquele país, o governante angolano e os membros da delegação estão a realizar vários encontros entre os quais com a Abu Dhabi Airports e a Abu Dhabi Ports.

O objectivo é a materialização dos documentos assinados no ano passado entre o Governo de Angola e dos Emirados Árabes Unidos, que incluíam um para a cooperação e exploração de oportunidades nos mais variados sectores e outro para a cooperação no sector dos Transportes.

“Estamos no bom caminho. Temos uma parceria estratégica com as entidades empresariais, mas também com o Governo dos Emirados Árabes Unidos nos sectores marítimo, portuário e aéreo. Pensamos que são parcerias úteis e importantes para a contribuição do nosso desenvolvimento”, disse.

Ricardo D´Abreu fez estas declarações à saída do encontro de cortesia com o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, que decorreu, na quinta-feira, na chancelaria em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes.

Janela Única

No âmbito dos acordos de cooperação estratégica entre a Abu Dhabi Ports e a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) está prevista a implementação da Janela Única de Logística (JUL).

No sector aeroportuário, Angola vai poder colher experiências a nível da gestão em função da entrada em operação do novo Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, que, segundo o ministro Ricardo D´Abreu, será uma oportunidade para o país, tendo em conta a desenvoltura do Novo Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto”, localizado na zona do Bom Jesus em Luanda, que entrará em operações no próximo ano.

Constam dos projectos apresentados às entidades dos Emirados Árabes Unidos pelo Ministério dos Transportes, sobretudo, no que toca à participação da Abu Dhabi Ports, o Porto Caio/Cabinda, Barra do Dande, Projecto do Luvo, Plataforma Logística da Caála e os Caminhos-de-ferro que liga Angola aos demais países da região, a formação de quadros angolano no domínio dos transportes marítimos, de mercadorias, logística, entre outros.

As entidades do Abu Dhabi Ports têm enfatizado que Angola é um país bastante apetecível e existem inúmeras vantagens, nomeadamente, a sua localização geográfica e importância na região Austral de África.

Abu Dhabi Ports

Anteriormente Abu Dhabi Ports Company e (ADPC), é uma operadora de portos, zonas industriais e logística com sede na capital dos Emirados Árabes Unidos e faz parte da ADQ, uma das maiores holdings da região com um amplo portfólio de grandes empresas abrangendo sectores – chave da economia diversificada de Abu Dhabi. O Abu Dhabi Group administra 11 portos e terminais nos Emirados Árabes Unidos e na Guiné. As empresas dentro do Grupo incluem Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (KIZAD), Zones Corp, SAFEEN Group (Abu Dhabi Marine Services), Maqta Gateway, MICCOLogistics, Abu Dhabi MaritimeAcademy, Abu Dhabi Maritime, Abu Dhabi Terminals (ADT), Abu Dhabi Terminals (ADT) Terminal de Cruzeiros Dhabi e Terminais Fujairah.

Originalmente, formada em Março de 2006, como parte da reestruturação do sector de portos comerciais no Emirado, a Abu Dhabi Ports controla e fiscaliza todos os activos de portos comerciais, anteriormente pertencentes à Autoridade de Portos Marítimos de Abu Dhabi.

REVISTA DESTEMIDOS.

Exit mobile version