A produção de mel em quantidades consideráveis e a profissionalização permanente das famílias dos municípios da Chibia, Humpata, Caconda e Cacula motivou a promoção de um ciclo formativo intensivo que conta com a participação de 20 apicultores filiados em três associações e cooperativas.

14/12/2022   20H47

A recolha do mel é uma das actividades de elevado risco e que exige técnica e bastante atenção

Promovida pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), as aulas teóricas e práticas estão a ser ministradas por um especialista em Apicultura, que aborda temas como técnicas de cativar as abelhas, montagem de colmeias, colheita de mel, armazenamento e conservação.

O coordenador do projecto Ehole,  Anivaldo Pena, que valorizou a formação para a promoção e aumento considerável das quantidades de mel disponibilizadas aos mercados, disse que se pretende com a capacitação das famílias produtoras das zonas rurais “melhorar as técnicas e habilidades de construção e preparação das colmeias, assim como as técnicas de atracção dos insectos”.

Segundo ele, o surgimento de pequenas e médias indústrias que empacotam, enlatam e engarrafam o mel natural em vários pontos do país, em particular da Huíla, favoreceu o aumento da procura no seio dos fornecedores e tornou o comércio rentável no seio das famílias das zonas rurais.

Anivaldo Pena explicou que os agricultores de várias aldeias possuem já técnicas rudimentares para produção de mel, necessário para o reforço da dieta alimentar das famílias. “Estamos agora a aproveitar as práticas rudimentares de produção para potenciá-las com vista a haver excedente de mel para comercialização”.

O especialista Francisco António explicou ao Jornal de Angola que as flores vermelhas, rosas e outras plantas aromáticas existentes em vários matagais da Região Sul, são potenciais atractivos das abelhas. “Os produtores podem, também, aproveitar as substâncias doces com realce às frutas para atrair muito mais insectos às colmeias”.

“As abelhas preferem árvores de pequeno porte, mas fogem para zonas muito distantes e seguras por causa do fumo, sobretudo os que produzem cheiro de borracha ou outras substâncias químicas, por as sufocar”, disse, para acrescentar que são fundamentais as técnicas de manejo do apiário, cuidados a ter com as rainhas na fase de produção do mel.

Pioneira na produção        

O grupo Jardins da Yoba, implantado no município da Chibia, localidade que dista a 40 quilómetros a Sul da cidade do Lubango, sede da província da Huíla, é pioneira na produção industrial de mel iniciada em 2017, cuja produção anual já está acima de seis toneladas.

Consta que o mel após a extracção, é embalado de acordo com as regras sanitárias, assim como passa depois pelo método de centrifugação a frio, onde não se faz aquecimento ou ainda outras acções que interferem na qualidade natural do produto.

Para aumentar a produção do mel, a Administração Municipal da Chibia, começou há dois anos, a incentivar as famílias camponesas a apostarem na produção do mel, com vista a melhorar cada vez mais a renda familiar das comunas do Jau, Capunda Cavilongo e outros.

O projecto, segundo o administrador municipal-adjunto da Chibia, Jai Frederico, conta a parceria da empresa Jardins da Yoba.

“A inserção de famílias nas zonas mais recônditas da circunscrição vai contribuir para aumentar a renda das famílias e melhorar a qualidade de vida”, disse.

Foram distribuídos acima de 90 colmeias, numa acção que visa contemplar 250 apicultores, onde os beneficiários passaram antes por uma formação que abordou temas que se prendem com a Biologia das Abelhas, técnicas de manejo, colheita de mel, pragas e outros.

REVISTA DESTEMIDOS.