O Reino Unido e a Espanha têm os sistemas bancários mais expostos a pressões devido ao aumento dos juros dos créditos hipotecários, segundo uma análise da Fitch divulgada, segunda-feira, que abordou sobre 10 mercados desenvolvidos.

13/12/2022   10H12

Reino Unido e a Espanha

“Os sistemas bancários do Reino Unido e de Espanha aparentam ser os mais vulneráveis às exposições do mercado imobiliário residencial, em grande parte devido aos riscos para os mutuários”.

Por sua vez, os sistemas da Austrália e do Canadá “também são vulneráveis”, mas o portfólio dos bancos “beneficiam de seguros para mutuários”.

A análise avaliou os desempenhos dos sistemas de dez países (Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) em três parâmetros: risco para mutuários, riscos relacionados com os preços das casas e vulnerabilidade dos sistemas bancários.

Numa média ponderada, que valorizava os riscos para os mutuários, o Reino Unido obteve 2,75 pontos, seguindo-se Espanha e Austrália (3,25 pontos) e Canadá (3,75 pontos).

Em sentido inverso, a Dinamarca obteve a melhor média entre os dez países, com 8,5 pontos, sendo seguida por Itália (8,25 pontos), Estados Unidos e França (ambos com 7,25 pontos).

Para o próximo ano, a consultora financeira antevê que o aumento dos preços das casas “abrande substancialmente ou recue”, com a procura a ser controlada pelas altas prestações, acrescentando que houve já redução dos preços das casas no segundo semestre na Austrália, Canadá, Dinamarca, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos.

REVISTA DESTEMIDOS.