18/11/2022 22H45

As ilhas Diomedes estão separadas por apenas 4,8 quilometros, mas a ilha maior está quase um dia à frente de sua vizinha menor (21 horas), porque elas ficam em ambos os lados da Linha Internacional de Data, que passa pelo Oceano Pacífico e marca a fronteira entre um dia de calendário e o seguinte. Elas se sentam no Estreito de Bering entre o Alasca continental e a Sibéria.

A Grande Diomede está localizada no lado russo, enquanto a Pequena Diomede está no lado americano. A ponte de gelo que se forma entre as duas ilhas no inverno permite, embora ilegal, percorrer a curta distância entre elas e ‘viajar no tempo’.

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária que marca a mudança da data. Ela possui grande importância para a definição do calendário e do horário terrestre.

A história da Linha Internacional da Data perpassa ao período das Grandes Navegações, especialmente o século XVI, quando navegadores discutiam a importância da definição de um marco imaginário para a passagem dos dias. As questões debatidas por diversos desbravadores eram duas:

  • a esfericidade do planeta;
  • a indefinição sobre os dias terrestres.

Os navegadores enfrentavam dificuldades na demarcação dos dias das suas viagens, ou seja, na medição de sua duração.

Revista Destemidos.