14/11/2022 21H07

Embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial

Depois de terem sido dados passos importantes na cooperação económica, principalmente, com a criação do Fórum de Negócios e a realização da Reunião Ministerial da Comissão do Comércio, Economia e Investimentos, Angola e a Namíbia preparam-se para o estabelecimento de um instrumento Bi-Nacional, previsto para próximo ano, em Luanda.

A informação foi avançada, ontem, pela embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, durante a cerimónia de comemoração do 47º aniversário da Independência do país, assinalado a 11 deste mês, tendo sublinhado que essa sessão irá “fortalecer as relações bilaterais em todos os domínios”.

Durante a intervenção, a diplomata afirmou que a Missão Comercial e de Investimentos a Luanda, realizada de 14 a 21 de Fevereiro de 2022, permitiu identificar as oportunidades de negócios existentes em Angola e que culminou com a assinatura de um Acordo entre as Câmaras de Comércio dos dois países.

Nas festividades do 47º aniversário da Independência, a comunidade angolana reconheceu o acto de coragem do povo compatriota na luta pela liberdade, numa mensagem lida, em Windhoek, por António Vemba.

Segundo o representante da comunidade, os angolanos destacaram-se pelo espírito de resistência durante os anos de colonização, enfatizando a união e a esperança ao longo de décadas para vencer os obstáculos actuais e do futuro.

Por seu turno, a Vice-Primeira-Ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, em mensagem dirigida ao povo angolano, disse que “Angola é um parceiro muito forte e com o qual a Namíbia pretende cooperar em diversas áreas, como a Agricultura, Turismo, Energia e Água”.

Lida pela vice-ministra das Relações Internacionais e Cooperação, em representação de Netumbo, reafirmou que “Angola é um país irmão da Namíbia com fortes laços de cooperação”.

Em comunicado, a Embaixada refere que a cerimónia, presenciada por entidades governamentais namibianas, foi marcada, igualmente, por alguns membros do corpo diplomático, e pela comunidade angolana.

Durante o evento, os presentes tiveram a oportunidade de degustar um pouco da gastronomia angolana, confeccionada pela comunidade e, igualmente, conhecer as potencialidades turísticas e outras áreas de grande investimento do país.

A data foi marcada ainda com a deposição pela embaixadora Jovelina Imperial de uma coroa de flores no busto do primeiro Presidente e Fundador da Nação, António Agostinho Neto.

Revista Destemidos.