09/11/2022 11H05

Esperança da Costa manteve encontros de trabalho durante o evento de alto nível paralelo à COP27

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, esta terça-feira (8), em Sharm El-Sheik, Egipto, no evento de alto nível paralelo à COP27, a necessidade de elaborar-se um Atlas Geográfico para o inventário de todos os reservatórios e barragens existentes na África Austral.

Esperança da Costa, falando no painel sobre “Gestão de Riscos de Desastres”, disse que a elaboração do Atlas Geográfico vai permitir aos países da região partilhar dados sobre os reservatórios e barragens, bem como o monitoramento e avaliação de zonas húmidas ao longo das bacias hidrográficas.

Frisou a Vice-Presidente da República, reconhece e sabe das consequências das alterações climáticas, da emissão de gases com efeito estufa e das vulnerabilidades sociais que são cada vez mais acentuados em todo o mundo.

Com esses e outros desafios do planeta Terra, disse Esperança da Costa, urge a necessidade de reflectir, em conjunto, para a identificação das soluções de natureza política e científica para se reverter a actual situação, num dia em que a COP27 homenageou o continente berço da Humanidade.

De acordo com a Vice-Presidente da República, Angola tem feito tudo para o desenvolvimento da investigação científica ambiental, incluindo na melhoria da rede de observação da terra, através do reforço tecnológico e do capital humano.

Esperança da Costa lembrou que Angola está a materializar a Declaração de Maputo, que visa o alinhamento e promoção de acções conjuntas, coordenadas e integradas, para a recuperação, gestão, monitoramento e conservação da floresta de Maiombe e não só.

Além da componente científica que o Governo angolano defende, como prioridade para o combate às alterações climáticas, frisou a Vice-Presidente da República, está, também, ligada a iniciativas de âmbito regional, participando em projectos ambientais financiados pela União Africana.

Esperança da Costa, em representação do Presidente João Lourenço na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, disse que Angola vai honrar o seu compromisso em continuar a trabalhar no sentido de catalisar investimentos no âmbito da operacionalização dos sistemas de alerta ambientais.

Reforço das relações com a FAO

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) pretende elevar, a curto prazo, as relações com Angola, de acordo com a vontade manifestada ontem, em Sharm El-Sheik, Egipto, pela directora adjunta, Maria Helena Semedo, no encontro que manteve com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

Em declarações à imprensa, à margem do evento de alto nível paralelo à 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Maria Helena Semedo disse que as relações entre a FAO e Angola já são consideradas boas, mas pretende-se  elevá-las para um outro patamar.

Maria Helena Semedo disse que no encontro que manteve com a Vice-Presidente da República constam aspectos relacionados com a cadeia de valor de produção alimentar, o reforço da ligação entre mar e terra, bem como a necessidade de potenciar o trabalho da mulher no domínio das Pescas.

Visita a pavilhões

No final do dia de ontem, a Vice-Presidente da República visitou o pavilhão “Fundo Azul da Bacia do Congo”, tendo reunido, com a ministra do Meio Ambiente da República do Congo, Arlette Soudan-Nonault, com quem abordou aspectos inerentes à  bacia.

A Bacia do Congo é partilhada pelas Repúblicas de Angola, Congo Democrática e Congo, Tchad, Rwanda, República Centro Africana, Guiné Equatorial, Quénia, Uganda, Tanzânia, Zâmbia, entre outras nações.

   DIPLOMACIA
Cooperação bilateral no centro da conversa

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve ontem, à margem da COP27, um encontro com o Presidente da República Unida da Tanzânia, Samia Suluhu, tendo analisado aspectos de cooperação bilateral.

Esperança da Costa e Samia Suluhu falaram da necessidade de se dinamizar a cooperação nos domínios Político e Diplomático, Defesa e Segurança Pública, Educação, Turismo, Petróleo e Gás, Comércio e Indústria, Banca, Finanças e Transportes.

A Vice-Presidente da República disse que o fortalecimento da cooperação com a Tanzânia tem grande importância, devido às potencialidades e oportunidades que os dois países oferecem.

Esperança da Costa realçou, também, a importância de ambos os países no fortalecimento a nível das organizações internacionais, nomeadamente, a ONU, União Africana e na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Por: Mazarino da Cunha / Em Sharm el-Sheikh

Revista Destemidos.