09/11/2022 14H52

Directora do Inapem na Huíla, Julieta de Oliveira

Empreendedores de vários ramos de actividades da cidade do Lubango, província da Huíla, estão a ser formados sobre técnicas de marketing e expansão de venda de produtos e serviços através de plataformas e aplicativos virtuais, no âmbito do projecto Crescer Digital.

A terceira fase do projecto, levado a cabo pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPM) em parceria com o Programa das Nações Unidas para ao Desenvolvimento (PNUD), é dirigido a mais de quarenta jovens mentores de iniciativas de negócios.

A directora do Instituto Nacional de Apoio à Micro, Pequenas e Médias Empresas na Huíla, Julieta de Oliveira, explicou que o projecto foi concebido para despertar os jovens da província para aproveitarem as plataformas digitais. Ressaltou que as duas fases anteriores contemplaram 45 empreendedores.

Julieta de Oliveira explicou que as formações visam dotar os jovens empreendedores com ferramentas e técnicas modernas no sentido de aproveitarem as vantagens para alargar o horizonte sobre como realizar negócios com recurso às plataformas digitais.

“Crescer Digital tem como objectivo principal abrir a mente dos jovens. Não queremos que eles se limitem apenas nos negócios físicos. A nossa ideia é que aproveitem ferramentas virtuais para expandir os negócios sem sair do lugar. É possível vender fora da província da Huíla sem sair da daqui”, incentivou.

Julieta de Oliveira disse que além disso o projecto abrange capacitação dos jovens empreendedores como tramitar o processo burocrático para a legalização, organização e administração de negócios e ter noções de contabilidade e gestão financeira e outras valências empresariais.

“Com esta formação o empreendedor terá capacidade conhecimento para realizar procedimentos correctos, desenvolver negócios e expandir. Queremos que os micro, pequenos e médios negócios cresçam para gerar mais rendimentos aos proprietários e mais emprego”, afirmou, sublinhando a importância da formação em qualquer processo de evolução, sobretudo nos negócios.

A formação, ministrada por formadores treinados pelos consultores nacionais e estrangeiros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, transmite técnicas nas vendas  em rede de plataformas digitais como WhatsApp Business, Instagram, Facebook, Web e outros.

Por: Domingos Mucuta | Lubango

Revista Destemidos.