25/10/2022 17H09

Líder do Parlamento angolano teve, ao fim da manhã de ontem, um encontro com o homólogo português, Ausgusto Santos Silva

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, segunda-feira (24), o papel dos parlamentos no fortalecimento da democracia e do Estado Democrático e de Direito, durante a sessão de abertura da XI Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre até hoje, em Lisboa, sob o lema “livre circulação de bens e serviços”.

Em breves declarações à imprensa, Carolina Cerqueira sublinhou a importância do evento nos diversos domínios, e realçou o engajamento dos países-membros da organização em reforçarem os laços de cooperação para o desenvolvimento das nações.

No primeiro dia de trabalhos, realizaram-se reuniões separadas de diferentes comissões, tendo sido tratados temas como a Política, Legislação, Cidadania, Circulação, Economia, Ambiente, Cooperação, Educação, Ciência e Cultura. Decorreram, igualmente, reuniões da Rede de Mulheres Parlamentares e de Jovens Parlamentares.

Para hoje, no período da manhã, está prevista a realização de uma sessão plenária na qual intervirão os presidentes dos parlamentos dos países da organização, altura em que Carolina Cerqueira deverá falar sobre a livre circulação de bens e serviços no espaço da CPLP, tema proposto para este encontro.

No período da tarde, está previsto um debate sobre os processos eleitorais nos Estados-membros da CPLP, após o qual será aprovado o documento final e realizada a sessão de encerramento da XI Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Marcada pelo discurso do presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, a sessão de abertura contou com a presença dos líderes dos parlamentos das nações da CPLP, chefes de delegação e embaixadores dos países da organização acreditados em Portugal. Ao fim da manhã, Carolina Cerqueira manteve um encontro de cerca de 20 minutos com o seu homólogo português.

Revista Destemidos.