14/10/2022 04H50

O Banco de Poupança e Credito (BPC) anunciou, quinta-feira (13), o curso da Campanha Renascer+, posto em marcha para recuperação de crédito vencido em 2019, num desdobramento mais flexível da Campanha Renascer, lançada em 2019, dando lugar à recuperação de mais de 100 mil milhões de kwanzas, até ao ano passado.

Em nota de imprensa enviada à nossa Redacção, o BPC declara que a Renascer+, que se prolonga por seis meses, até 31 de Março de 2023, representa um aperfeiçoamento  da política de negociação para recuperação de crédito adoptada pelo banco, permitindo reforçar os mecanismos de recuperação de crédito vencido.

De acordo com o documento, nesta campanha, o banco propõe condições que requerem menor esforço financeiro dos clientes, ao mesmo tempo que um alargamento dos montantes sujeitos à negociação do perdão dos juros da dívida.

A resolução prevê o perdão dos juros de mora para todos os clientes que manifestarem a intenção de aderir à campanha e dos juros vencidos em até 100 por cento, assim como a redução da taxa de juro do montante a reestruturar.

Prevê, ainda, a possibilidade da redução da taxa de juro do montante a reestruturar, a adequação do prazo ajustado à capacidade financeira do cliente e das comissões cobradas pelo banco.

O BPC lembra que a Renascer+ inscreve-se no Pilar II do Plano de Recapitalização e Reestruturação (PRR), que visa, entre outros aspectos, o saneamento e redução do risco de balanço do banco.

De acordo com o documento, o volume de crédito recuperado até 2021 é fruto da nova política de recuperação de crédito, realizada pela liquidação e reestruturação do valor em incumprimento, e, “sempre que possível”, pela “formalização e reforço das garantias”.

O banco insta à adesão à campanha, considerando que, com a reestruturação do crédito vencido, os clientes podem aceder a novos financiamentos, “visto que deixam de constar na lista de devedores em situação de incumprimento junto da Central de Informação de Rsco de Crédito (CIRC).

Revista Destemidos.