13/10/2022 21H55

A Sonangol produz, actualmente, 200 mil barris/dia, nos blocos 0, 14, 31, 32, 15/06, 17/06, 18 e outros do offshore, onde a petrolífera nacional é apenas parceira.

Este dado foi apresentado, durante a 3ª Reunião dos presidentes e directores das empresas nacionais, membros da Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo e Gás (APPO).

Segundo Nelson Soares, da Sonangol Pesquisa e Produção, a petrolífera angolana opera de forma activa nos blocos 3/05, com uma produção de 20 mil barris/dia, e 4/05, com uma produtividade que se aproxima a três mil barris de petróleo/dia.

De acordo com o engenheiro Nelson Soares, o bloco 3/05-A, encontra-se em fase de desenvolvimento, e já conta com um projecto de exploração e produção em carteira. Referiu que quando o bloco entrar em operação terá uma produção, que poderá rondar entre 2,7 e 3 mil barris de petróleo/dia.

Apontou que a meta da Sonangol é aumentar os níveis de produção de petróleo para os próximos cincos anos. “Temos blocos que nos próximos cincos anos,  vão garantir o aumento da produção do crude, como o 5/06 e 27, localizados na bacia do Namibe”, indicou. Quanto ao Conteúdo Local, o engenheiro Nelson Soares, esclareceu que, em toda fase de exploração e produção, a Sonangol conta com quadros angolanos. “O Conteúdo Local na Sonangol tem sido bem servido, aliás, hoje, todo o trabalho que é executado na área de exploração e produção é feito pelos técnicos nacionais”, rematou.

Revista Destemidos.