12/10/2022 09H38

Ladeado pelo governador da província do Bié, Pereira Alfredo e de uma delegação composta por quadros do Sector da Energia e Águas, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, radiografou ontem, 11 de Outubro de 2022, na província do Bié, diversos empreendimentos do sector que dirige.
Desta forma, os governantes começaram por visitar o sistema de água sobre o rio Cussola, no bairro São José, onde ficou claro ser necessário aumentar-se o seu nível de produção. De igual forma, foi constatada a necessidade de se proceder ao levantamento e estudos aprofundados para que se projecte exactamente o necessário para se melhorar a infraestrutura. O ministro Borges orientou igualmente a recuperação de alguns equipamentos que se encontram avariado na referida infraestrutura.
Foi também visitado o centro de distribuição de água do bairro Piloto, seguindo-se da captação do rio Cuquema 1, que foi avaliada pela delegação.
A central térmica do Cuíto no bairro Kaluapanda, também foi alvo de visita por parte dos dirigentes, sendo que várias orientações foram deixadas no local.
Após estas visitas na cidade do Cuito, a delegação partiu para Camacupa, sendo que pelo caminho, houve tempo para uma breve paragem em Chipeta, onde foram avaliadas as condições das infraestruturas do Sector nesta zona. O mesmo sucedeu-se em Catabola, onde o ministro João Baptista Borges orientou uma mobilização rápida para que se resolva o problema de energia na zona.
Em Camacupa, após um “briefing” na administração, onde foram apresentados diversos problemas tanto de água como de energia, foi radiografada a barragem hidroeléctrica do Cunje 1, onde as obras foram avaliadas. De referir que esta infraestrutura terá uma capacidade de 1.8 MW.
Houve ainda tempo de se visitar o sistema de abastecimento de água de Camacupa, que está inoperante, sendo que o ministro orientou a sua recuperação. A central térmica de Camacupa foi igualmente avaliada mesmo antes do regresso ao Cuito onde se realizou, por fim, uma reunião de balanço, no governo provincial.

GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Cuito, 11 de Outubro de 2022

Revista Destemidos