Site icon Revista Destemidos

(CAZAQUISTÃO) Recep Erdogan e Vladimir Putin encontram-se quarta-feira em Astana.

11/10/2022 16H32

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vai reunir-se com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na quarta-feira em Astana, à margem de uma cimeira regional na capital do Cazaquistão, disse hoje um responsável turco à agência de notícias AFP.

A Turquia, que mantém uma posição neutra desde o início da invasão russa na Ucrânia, já se havia oferecido para mediar a abertura das negociações entre Kiev e Moscovo.

Erdogan – que ainda não comentou os ataques russos a várias cidades na Ucrânia na segunda-feira que deixaram pelo menos 19 mortos e cerca de 100 feridos, disse que a abordagem “equilibrada” de Ancara nesse conflito está a ser apreciada pelos Ocidentais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, manteve uma entrevista por telefone com autoridades russas na segunda-feira, após os últimos ataques russos, disse uma fonte diplomática turca.

Os Presidentes turco e russo já se haviam reunido à margem de uma cimeira regional no Uzbequistão no mês passado.

Erdogan tem a esperança de promover negociações de paz entre Vladimir Putin e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que são consideradas essenciais pelas autoridades turcas.

Embora seja membro da NATO, a Turquia não aderiu às sanções ocidentais contra a Rússia. Erdogan, que enfrenta uma situação económica difícil antes das eleições marcadas para Junho, deseja manter e desenvolver o comércio com Moscovo.

Revista Destemidos.

Exit mobile version