11/10/2022 13H56 CPJ-CUANDO CUBANGO COMISSÃO DIRECTIVA SEXTA-FEIRA 07/10/2022

Na manhã de sexta feira 07 de Outubro, o Conselho Provincial de Juventude do Cuando Cubango, lançou o Projecto “Espaço Social da Juventude” um espaço de diálogo e concertação entre as Organizações por meio de debates, nos diferentes ramos da sociedade. Com a realização da 1. Edição, tendo como a tónica dominante a abordagem sobre “a Participação das Organizações Juvenis na quinta legislatura”.

O certame que reuniu mais de 200 Jovens no anfiteatro do Governo Provincial durante quatro horas, conheceu a sua abertura na voz do Dr. Inácio José Samba, Director do Gabinete Provincial da Educação, em representação de Sua Excelência Dr. José Martins, Governador da Província.

Decorrido o tempo que se julgou necessário, os presentes discutiram sobre a visão, missão e valores das Organizações Juvenis sendo esta franja chamada à participar de forma organizada no processo de construção e desenvolvimento do país.

Depois de expostos os argumentos de razão dos painelistas e de seguida dos presentes na condição de assistentes, os mesmos foram unânimes no pensamento de que as Organizações e Associações juvenis devem:

  1. Continuar afigurar-se como principal parceiro do governo na materialização das políticas públicas, com maior realce para os que afectam directamente a vida juventude;
  2. Desenvolver acções que contribuam para a mitigação dos variados problemas que afectam a nossa sociedade;
  3. Advocar junto das Autoridades, a defesa e salvaguarda dos direitos da juventude;
  4. Promover acções que contribuam para o desenvolvimento académico, tecnicoprofissional e economico da juventude;
  5. Incentivar as acções de solidariedade, preservação do ambiente e de respeito pela diferença na adversidade de pensamentos;
  6. Contibuir para a promoção do bem estar psíquico, físico e artístico da juventude incentivando a prática do desporto, da arte e do empreendedorismo;
  7. Incentivar e redobrar a criação de espaços de diálogo de modos a conceder a juventude maior abertura e participação nos principais espaços de decisão da Administração Local do Estado; No final, a juventude manifestou total apoio ao actual governo no cumprimento do programa de governação para o presente mandato, saudou o acto de recondução do Dr. José Martins, ao cargo de Governador da Província e reforçou a necessidade de as Organizações juvenis caminharem alinhados a visão do actual governo com vista a se produzir os resultados que se prezam para a Província.

Foram convidados como painelistas, o Exmo. Excelentissimo Dr. Paulo Vissujo, Director Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, o Líder juvenil Severino Sawanda, Primeiro Secretário Provincial da JMPLA, o Dr. Roberto Nunda, académico e o Líder juvenil Luis Morais Caley Secretário Provincial da Jura no Cuando Cubango.

Ao terminar o certame, os presentes enalteceram a iniciativa do Conselho Provincial de Juventude do Cuando Cubango e agradeceram de igual modo ao Governo da Província pelo apoio na criação das condições permitindo a realização exitosa do evento.

“DIALOGAR PARA DESENVOLVER*

“JUVENTUDE ANGOLANA, MAIS PATRIÓTICA E SOLIDÁRIA, RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

Revista Destemidos.