11/10/2022 05H13

A consultora Oxford Economics considerou, esta segunda-feira, que o crescimento económico de 3,6% no segundo trimestre, em Angola, mostra que as reformas lançadas pelo Presidente da República, João Lourenço, estão a começar a surtir efeito.

“O impacto das reformas económicas lançadas em 2017 tem sido lento e prejudicado pela quebra na produção petrolífera, bem como pelos efeitos da pandemia de Covid-19, mas os frutos estão a começar a notar-se, como se comprova pela robustez do crescimento do sector não petrolífero no segundo trimestre, nos 4,2%”, escrevem os analistas num comentário aos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Para além disso, antevemos que o declínio prolongado da produção petrolífera, que tem caído desde 2015, vá finalmente parar este ano”, acrescenta a Oxford Economics em nota citada pela Lusa.

Ainda assim, os analistas alertam que o crescimento de 3,2% no conjunto dos primeiros seis meses, o melhor desempenho na primeira parte do ano desde 2015, “deverá abrandar no segundo semestre, com a moderação no crescimento global e os preços do petróleo, que irão abrandar o crescimento das exportações”.

Revista Destemidos.