30/09/2022 06H28

O secretário-geral do Governo Provincial de Malanje, José Francisco, foi constituído arguido pela Procuradoria Geral da República (PGR), acusado de crimes de peculato, falsificação de documentos, participação em negócios e associação criminosa.

De acordo com uma nota de imprensa da PGR, a detenção foi ordenada mediante um mandado do Ministério Público, na última segunda-feira.

O arguido é acusado da violação sistemática e grosseira das medidas de coacção inicialmente impostas à luz do processo-crime 284/21, do qual foi indiciado na prática dos crimes de peculato, falsificação de documentos e participação em negócios.

O documento refere que José Manuel foi submetido ao primeiro interrogatório a 6 de Setembro do corrente ano, no Gabinete de Prevenção e Combate à Corrupção do Ministério Público na região.

Acrescenta que ao arguido foram aplicadas as medidas de coacção pessoal de interdição de saída do país, proibido de frequentar as instalações do Governo Provincial de Malanje e de manter, igualmente, contacto com funcionários daquele Governo, com realce para o pessoal da área de Contabilidade e Finanças, Património e Protocolo.

Venâncio Victor e Dino Duarte / Malanje

Revista Destemidos.