24/09/2022 01H00 🔴🟡⚫MPLA.

Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO,

Camarada Roque Silva, Secretário-Geral da FRELIMO

Camaradas Joaquim Alberto Chissano e Armando Guebuza, Presidentes Honorários da Frelimo;
 
Camaradas da Direcção da FRELIMO,
 
Camaradas Delegados,
 
Ilustres Convidados,
 
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Permita-me camarada Presidente agradecer o convite que nos foi formulado para participar do XII Congresso da Frelimo.

Camarada Presidente,

É com indiscritível satisfação e sentido patriótico que tenho a honra de transmitir ao Camarada Presidente Filipe Nyusi e aos delegados deste magno evento, as calorosas saudações do Camarada João Lourenço, Presidente do glorioso MPLA e as felicitações pelas celebrações dos 60 anos da grande FRELIMO.
 
Viva Frelimo!
 
O calor da irmandade e da amizade entre os nossos partidos e povos datam de longo tempo, forjada num contexto de lutas e de muitas vitórias. Aqui sentimo-nos em casa e os Moçambicanos sentem-se em casa em Angola.
 
Somos uma   inseparável família alargada que luta para valorizar a conquista e o legado dos pais fundadores que se bateram para a conquista da liberdade, da independência nacional e da paz, factores indispensáveis e inspiradores para realizar os sonhos dos nossos filhos e filhas, assim como a contínua afirmação dos nossos países como nações soberanas e respeitadas como sujeitos do direito internacional.
 
Os congressos dos partidos políticos são de extrema importância. Faz-se sempre, entre outras coisas, uma análise e reanálise do ambiente interno e externo, reflecte-se sobre o quê e como fazer melhor. São momentos extraordinários de reforço da unidade e da coesão interna, da renovação do pensamento estratégico, sintetizado na tríade: Visão, missão e valores.
 
Os congressos são também momentos de festa político-partidária, de encontros e reencontros da família. Por tal facto, aqui, sente-se o calor e a vitalidade da família alargada da Frelimo.
 
Os desafios que se colocam à Frelimo, assim como ao nosso partido exigem unidade e coesão interna, para nos tornarmos sempre, muito competitivos para a resolução dos problemas do Povo que é o ponto de partida e de chegada da nossa acção.
 
Estamos certos que o Vosso XII Congresso vai insuflar a energia necessária para vencerem os desafios políticos e eleitorais que têm pela frente.
 
Sessenta anos depois, a Frelimo continua a ser um partido firme, destemido e imbatível e que atrai o coração dos moçambicanos, comprometido sempre com a construção da paz, da democracia, do progresso e do desenvolvimento sustentável.
 
Camarada Presidente,
Camaradas Delegados,
 
O MPLA liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço venceu as eleições gerais de 24 de Agosto, num clima de paz e de livre escolha dos cidadãos eleitores, sendo reconhecida como as eleições mais disputadas, porém, lutámos e saímos vitoriosos.
 
E tão logo foram divulgados os resultados, uma das primeiras notas de felicitação que recebemos foi do Camarada Filipe Nyusi, Presidente da Frelimo e da República de Moçambique. Reiteramos os nossos profundos agradecimentos pela força e irmandade que é sem dúvidas inquebrantável.  
 
Vencido esse desafio, com a firme e corajosa liderança do Camarada Presidente João Lourenço, o Executivo Angolano implementará com o rigor, com mais ambição e audácia, o programa sufragado nas urnas, sob a divisa trabalhar e comunicar-se melhor, tendo em conta o desenvolvimento do país.
 
Camarada Presidente,
Camaradas Delegados,

O VIII Congresso Ordinário do MPLA, realizado em Dezembro de 2021, para além de ter reafirmado a confiança da Liderança do Camarada Presidente João Lourenço, destacou-se pela histórica e pertinente decisão da paridade do género em todos os Órgãos e Organismos do Partido e uma quota de 35% aos jovens.

Permitam-me também partilhar com os camaradas que pela primeira vez na história do nosso país, foi eleita uma mulher como Vice-presidente da República e a nível da Assembleia Nacional, uma mulher ao cargo de Presidente da Assembleia Nacional.

Caros camaradas,

No domínio da cooperação internacional, o MPLA reafirmou o compromisso de reforçar, de forma particular, as históricas relações com os Partidos irmãos dos Países Africanos de Língua Portuguesa, defendendo maior concertação e intervenção à nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
 
Camarada Presidente,
Camaradas Delegados,
 
Este ano ficará marcado na história política do MPLA, na medida em que foi o ano da vitória do MPLA nas eleições gerais de 24 de Agosto. Também no dia 28, Angola e o mundo despediram-se do Camarada José Eduardo dos Santos, antigo Presidente da República de Angola e Presidente Emérito do MPLA, um patriota resiliente que deu o seu melhor pela preservação da independência e soberania nacional e pela conquista da paz.

Nas exéquias fúnebres do nosso Presidente emérito tivemos a honra de termos a presença do Camarada Presidente Filipe Nyusi, para quem reiteramos os nossos agradecimentos.

Ainda este ano, os angolanos celebraram o Centenário do Saudoso Camarada Presidente Dr. António Agostinho Neto, Pai da Nação Angolana, cuja vida e obra, continuará a inspirar as presentes e futuras gerações no amplo processo de desenvolvimento do País, respeitando a célebre máxima segundo a qual : “o mais importante é! resolver os problemas do povo”.
 
Camarada Presidente,
Camaradas Delegados,
 
Reiteramos a nossa saudação à Direcção da FRELIMO e a República de Moçambique, pelo apoio que temos sido alvo através de mensagens de solidariedade, assim como a presença do Camarada Presidente Filipe Nyusi na cerimónia das exéquias do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.
 
Aproveitamos, igualmente, esta oportunidade para manifestar a disponibilidade de sempre, do MPLA, em continuar a trabalhar no reforço e aprofundamento das relações de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre os nossos partidos, países e povos.

Camarada Presidente,
Camaradas Delegados,
 
Estamos certos que as conclusões e recomendações do XII Congresso, tornarão cada vez mais forte e competitiva a FRELIMO para vencer os inúmeros desafios que se colocam ao Partido e à Nação.
 
A vitoria da Frelimo, é também uma vitória para o MPLA. Caros Camaradas, contém sempre com o fraterno abraço do glorioso MPLA.
 
Parabéns pelas celebrações dos 60 anos de existência da Frelimo desde a sua fundação.

Termino tal como dizemos no MPLA, a luta continua e a vitória é certa.
 
Viva a FRELIMO!
Viva o Camarada Presidente Filipe Nyusi!

Muito obrigada pela vossa especial atenção.

Revista Destemidos.