14/09/2022 11H58

A exportação de 33,6 milhões de barris de petróleo ao preço médio de 111,3 dólares, no mês de Agosto, gerou uma receita global ao país de 584,1 mil milhões de kwanzas (mais de 1,2 mil milhões de dólares).

Os dados constam do mais recente relatório do Ministério das Finanças sobre a receita da petrolífera, compilado a partir das declarações fiscais submetidas à Administração Geral Tributária (AGT), incluindo a Concessionária Nacional – Agência Nacional de Biocombustíveis, Petróleo e Gás (ANPG).

Do total da receita registada, 413,7 mil milhões de kwanzas são entradas da Concessionária, enquanto os Imposto sobre a Produção Petrolífera (IPP) renderam 25 mil milhões de kwanzas; o Imposto sobre o Rendimento de Petróleo (IRP) 91,7 mil milhões e o Imposto sobre a Transacção do Petróleo (ITP) valeu, no mês, 53,5 mil milhões de kwanzas.

O Bloco 17 com 11,5 milhões de barris explorados e um preço de 113,3 dólares gerou uma entrada de 193,2 mil milhões, valendo-lhe a posição de maior fonte de arrecadação financeira petrolífera.

De acordo com os analistas da Consultora NGP (Ngola Papel), este desempenho foi sobrevalorizado pelo nível de receitas fiscais captadas no Bloco 0A Cabinda, que em Julho concentrou 50 por cento do total das receitas arrecadadas, o equivalente a 1,65 mil milhões de dólares, tendo reduzido para 142 milhões, em Agosto.

Dar nota que o Bloco 0, em Cabinda, é operada pela Cabinda Golf Oil, uma subsidiária da Chevron com uma participação de 39,2 por cento. Tendo como empreiteiro a Sonangol E.P, com uma participação de 41 por cento, a Total Energy com 10 por cento e a Eni Angola com uma quota de 9,8 por cento.

Dados agregados

No agregado, a receita petrolífera estimada nos oito meses de actividade deste ano cifrou-se em 6,29 biliões de kwanzas. O preço médio apurado no período foi de 104,03 dólares e a quantidade exportada é de 280,4 milhões de barris.

A Concessionária contribuiu na receita com 3,10 biliões de kwanzas, enquanto os impostos geraram 197,3 mil milhões em ITP; 219,5 mil milhões em IPP e 2,4 biliões em IRP. A taxa de gás, no mês de Agosto, foi de 364,4 mil milhões, respectivamente.

Em relação ao desempenho da Concessionária Nacional, o mês de Maio com uma contribuição de 569,9 mil milhões de kwanzas é o mais produtivo. Seguiu-se o Janeiro com 472,15 mil milhões de kwanzas. Agosto fecha o top três com 413,7 mil milhões, depois de em Julho a contribuição ter caído até aos 220,2 mil milhões de kwanzas.


Brent abre sessão em alta

O petróleo Brent, referência às exportações de Angola, para entrega em Novembro abriu a sessão, de ontem, em alta, ao negocear nos 94,19 dólares, tendo mesmo chegado nos 95,49 dólares, bem acima dos 94 dólares com que havia encerrado as encomendas de segunda-feira.

Na sessão anterior, o petróleo WTI havia avançado 3,89 por cento, nos 3,25 dólares na sessão, tendo negociado a 86,79 dólares o barril, mas teve leve queda de 0,09 por cento na semana.

Neste contexto, os contratos futuros do petróleo fecharam em alta de cerca de 4 por cento na sexta-feira, apoiados em um dólar enfraquecido ante rivais. Na semana, porém, marcada pela decisão da Organização de Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de cortar a produção, a commodity acumulou leve queda. Para alguns analistas, os preços do petróleo estão a subir devido aos riscos de oferta e à medida que se entende que o dólar atingiu o pico ante rivais, mesmo que provisoriamente.

“Ultimamente, tem havido principalmente más notícias para os preços do petróleo, pois as preocupações com a demanda pioraram devido à deterioração da situação da Covid-19 na China, um salto surpreendente nos stocks e nas expectativas dos líderes mundiais continuarem a esgotar as medidas de emergência para reduzir os preços da energia”, dizem os analistas.

Paralelamente, porém, com o risco de interrupções de ofertas de energia da Rússia para o restante da Europa, o barril do petróleo deve permanecer acima dos 90 dólares norte-americanos por mais alguns meses, segundo estimam os principais analistas dos mercados financeiros.

Revista Destemidos