05/09/2022 18H20

Gazprom - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2022

As questões técnicas com o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) permanecerão até que o Ocidente levante as sanções impostas à Rússia devido a operação especial na Ucrânia, disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Em 31 de agosto, a empresa estatal de energia Gazprom cessou completamente ofornecimento de gás através do gasoduto.

Embora inicialmente o Nord Stream 1 devesse retomar o bombeamento de gás na sexta-feira (2), a gigante russa de energia anunciou que o gasoduto permaneceria fechado por tempo indeterminado devido a problemas técnicos.

“Problemas nas entregas [de gás] surgiram devido a sanções que foram impostas ao nosso país e a várias empresas por países ocidentais, incluindo a Alemanha e o Reino Unido. Não há outras razões por trás dos problemas de fornecimento”, observou Peskov.

O porta-voz do Kremlin também afirmou que não é culpa da Gazprom que “os europeus tomem uma decisão completamente absurda de se recusarem a prestar o serviço de manutenção ao seu equipamento, ou mais precisamente a equipamento que pertence à Gazprom, mas a que eles [europeus] deveriam efetuar manutenção de acordo com contrato, a culpa é dos políticos que tomaram a decisão sobre as sanções”.

Revista Destemidos.