05/09/2022 17H00

Sede da OPEP em Viena - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2022

O anúncio chega em um momento de crise energética que vem afetando a Europa devido a séries de sanções impostas pela UE à importação de hidrocarbonetos russos.

Embora os analistas esperassem outro modesto aumento, o grupo liderado pela Arábia Saudita e Rússia afirmou em um comunicado que a OPEP+ reduzirá sua produção em 100.000 barris diários em outubro.

“Dados os fundamentos atuais do mercado do petróleo e o consenso sobre suas perspectivas, a OPEP e outros países produtores de petróleo que não pertencem à OPEP tomaram a decisão […] de voltar aos níveis de produção de agosto de 2022. Assinalando que o ajuste em alta dos níveis de produção em 0,1 milhão de barris por dia estava previsto apenas para setembro de 2022”, afirma o comunicado.

A próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) está prevista para o dia 5 de outubro, segundo o comunicado.

Os termos do acordo foram ajustados várias vezes. Por exemplo, desde agosto, a OPEP+ entrou na fase final de retirada dos recordes anunciados há dois anos e, em setembro, está aumentando a produção para 100.000 b/d.

Revista Destemidos.