04/09/2022 04H43

Mostra de banana de produção nacional numa Feira no Panguila

Angola, com quatro milhões de toneladas por ano, é o maior produtor africano de banana e o oitavo a nível do mundo, de acordo com um ranking publicado, no fim de Agosto, pelo site brasileiro de notícias económicas Socientífica.

No artigo consagrado aos dez maiores produtores de banana, o site que, apesar de os bananais angolanos terem sido afectados durante a guerra que terminou de 2002, depois de ter perdurado 27 anos, assim como pela prevalência do petróleo entre as prioridades produtivas do Governo,  o cultivo do fruto beneficia de uma recuperação que se prolongou ao longo da última década.

A lista de maiores produtores é liderada pela Índia, China, Indonésia e Brasil, onde a produção se situa, respectivamente, em 31, em 11, oito e seis milhões de toneladas por ano, seguindo-se o Equador (seis milhões), Filipinas (igual número), Guatemala (quatro milhões), Angola, Tanzânia (3,5 milhões) e Costa Rica (2,5 milhões).

Os dados divulgados pela Socientífica estão próximos dos anunciados, em Maio de 2021, pelo  Instituto Nacional de Investigação Agronómica (IIA) que, citando o Programa das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), atribuíam ao país uma produção de 4,4 milhões de toneladas ao longo dos seis anos precedentes.

Num documento apresentado num Conselho Científico naquela altura realizado em Ndalatando, o IIA afirmava que os números colocavam o Angola no sétimo lugar a nível do mundo, atribuindo o resultado ao combate constante às pragas e à introdução de variantes melhoradas, desde 2002.

As regiões de Angola em que ocorre maior produção eram o Bengo, Benguela, Uíge e Cuanza-Norte, de acordo com o documento que apontava a República Democrática do Congo, Namíbia, África do Sul, Portugal e Espanha como os principais destinos da exportação angolana de banana.

Revista Destemidos.