29/08/2022 13H01

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) já tem de todas actas síntese das assembleias de voto. A informação foi avançada este domingo, em Luanda, pelo porta-voz, Lucas Quilundo.

De acordo com o porta-voz da CNE, que falava esta noite à imprensa, o processo de apuramento definitivo dos resultados das eleições é antecedido de operações preliminares e “não se circunscrevem unicamente a uma mera soma global dos resultados das actas”.

Lucas Quilundo esclareceu que o processo de apuramento (escrutínio) envolve uma apreciação cuidada e minuciosa que tem a ver com a certificação da codificação das actas, de modo a que estejam em conformidade com a padronização do sistema.

“O que está a ocorrer são estas operações preliminares que vão permitir com que o plenário depois de reunido possa proceder à aprovação dos resultados definitivos que vão ser vertidos na acta do apuramento nacional”, acrescentou o porta-voz da CNE. 

Neste momento, decorrem ainda os trabalhos do grupo técnico do escrutínio nacional que está a analisar todas as actas contendo incidências.

Revista Destemidos.