27.08.2022 04H45

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente russo, comentou, durante entrevista a uma emissora de TV da França, o risco de eclosão da Terceira Guerra Mundial em razão do conflito na Ucrânia.

Em entrevista a Darius Rochebain no canal de televisão francês LCI, Medvedev disse que até agora a situação está controlada para que a Terceira Guerra Mundial não comece.

“Espero que não. Por enquanto a situação conseguiu se manter”, disse o ex-presidente, que emendou a declaração com uma comparação bíblica com o Apocalipse.

“‘E o primeiro anjo tocou sua trombeta, e houve saraiva e fogo’. Bem, o primeiro anjo tocou sua trombeta, mas o Apocalipse ainda não chegou e, espero, não virá”, disse.

Medvedev disse que é preciso fazer de tudo para evitar que as tensões chegam a esse ponto e declarou que a operação especial russa na Ucrânia é uma tentativa de se fazer isso.

“Devemos fazer de tudo para evitar que uma Terceira Guerra Mundial aconteça, e a política do nosso país visa justamente isso. Convenhamos, até uma operação militar especial está sendo realizada para que uma Terceira Guerra Mundial não aconteça”, afirmou.

Durante a entrevista, o vice-presidente do Conselho de Segurança russo disse que a operação especial é defensiva e garantiu que a resposta da Rússia será consistente com o tamanho das ameaças apresentadas contra o país.

O dirigente afirmou ainda que o fornecimento de gás à Europa pode ser afetado se os países europeus seguirem tentando persuadir a Rússia.

“Se eles tentarem nos persuadir, se eles proibirem pagamentos, ou se eles se recusarem a fornecer turbinas reparadas ou lançar o Nord Stream 2, esse tipo de fornecimento provavelmente não estará nos volumes em que os países ocidentais estão contando”, disse.

“Não queremos cortar nada. Fornecemos gás à Europa há décadas. A Europa estava satisfeita, e nós estávamos satisfeitos. Isso significa que as relações devem ser pragmáticas. Mas agora a Europa caiu na esteira da política americana”, declarou.

Revista Destemidos.