27/08/2022 23H03

O presidente da Reserva Federal (Fed, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou, sexta-feira(26), que controlar a inflação “provavelmente vai exigir” que se mantenha uma política monetária “restritiva durante algum tempo”.

Num discurso proferido no início da reunião de Jackson Hole, que reúne economistas e dirigentes de vários bancos centrais, Powell disse, também, que essa luta contra a inflação “afectará famílias e empresas”, mas considerou que renunciar a repor a estabilidade de preços seria mais prejudicial para a economia.

Sobre a decisão que o banco central norte-americano pode vir a tomar em Setembro sobre as taxas de juro, o presidente da Fed indicou que dependerá dos dados disponíveis nesse momento.

O regresso à estabilidade de preços “leva tempo” e vai implicar “um longo período de crescimento económico mais fraco” e também “um abrandamento no mercado de trabalho”, advertiu.

A Bolsa de Nova Iorque negociou, ontem, em terreno misto, enquanto o mercado esperava pelo discurso do presidente da Reserva Federal (Fed) no simpósio de Jackson Hole.

Às 15h00 (hora de Luanda), o índice Dow Jones subia 0,17 por cento, para 33.334,88 pontos, mas o Nasdaq recuava 0,31 pontos percentuais, para 12.603,57 pontos, enquanto o índice alargado S&P 500 perdia 0,09 por cento, para 4.195,82 pontos.

Ontem, as atenções do mercado estiveram centradas no discurso de Jerome Powell, o momento mais esperado da conferência de Jackson Hole, que encerra hoje no estado norte-americano de Wyoming.

Esta reunião tem lugar num momento em que os bancos centrais, a nível mundial, recorrem a um endurecimento da política monetária para lutar contra a inflação.

Nos Estados Unidos, foi, ontem, anunciado que a inflação homóloga desacelerou em Julho, passando para 6,3 por cento, contra 6,8 em Junho, segundo o índice PCE, o mais seguido pela Fed.

Entre as 30 empresas do Dow Jones, a Boeing (0,94 por cento) e o Banco JPMorgan (0,75) destacavam-se nas subidas e a Nike (-0,70) liderava as descidas.

Nos outros mercados, o barril de petróleo do Texas baixava para 91,92 dólares e o rendimento das obrigações do Tesouro norte-americano a 10 anos avançava para 3,046.

Revista Destemidos.