A Faculdade de Serviços Sociais está a criar condições para, a partir do próximo ano académico, dispor de um curso de Psicologia Social, anunciou, ontem, o reitor da Universidade de Luanda (UniLuanda), Alfredo Gabriel Buza.

24/08/2022  10H38

Nova reitoria da Universidade de Luanda está a trabalhar para desenvolver uma série de programas científicos que visam contribuir para a percepção de certos comportamentos sociais.

Sem avançar o período de implementação do curso, o reitor considerou que a nova área de formação a nível da Faculdade de Serviços Sociais vai permitir fazer um acompanhamento do comportamento social de alguns distúrbios que acontecem no seio das comunidades.

Além disso, Alfredo Buza assegurou que a Universidade, com 17 cursos em quatro unidades orgânicas, entre as quais a Faculdade de Serviços Sociais, pretende alcançar uma extensão que actuará nas áreas de comparação e parceria de intercâmbio.

Pela especificidade dos cursos existentes na Universidade de Luanda, instituição que tem, presentemente, 4.716 estudantes, o reitor avançou que se pretende dar início ao estabelecimento de parceiras com as empresas de áreas relacionadas com os cursos ali ministrados.

Entre essas instituições, Alfredo Buza destacou a TAAG, Caminhos de Ferro, empresas de transporte terrestre e portos, além de administrações municipais, que podem facilitar os estágios e aprendizado dos estudantes.

O reitor realçou que o alargamento da UniLuanda vai trazer maior dinamização na investigação científica, ajudar a descobrir a produção inter-na, promovendo o próprio conhecimento e permitir com que as instituições possam fazer divulgações dos trabalhos científicos.

“A valorização das instituições, isto do ponto de vista tradicional, não é só por leccionarem e fazer a extensão, mas, também, pelas publicações do campo de investigações científicas”, disse o académico.

É, neste sentido que realçou que a UniLuanda garante  desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, mas reforçar a actuação na comunidade, através da extensão e permitir um maior aproveitamento do campo de investigação científico.

Alfredo Buza anunciou, igualmente, a intenção das parcerias internacionais, para que os estudantes possam sair da Universidade com algum domínio linguístico da Língua Inglesa, por exemplo, e os docentes terem mais oportunidades para interagirem com extensões estrangeiras quer lusófonas, quer anglófonas e francófonas.

“Sabemos que a África do Sul ocupa um lugar de destaque no ranking internacional e, se podermos conviver com estas realidades próximas, ajudará a crescer e a criar si-nergias para que possamos ter pesquisas conjuntas e publicações”, antevê.

Plano de Desenvolvimento Institucional da UniLuanda

No quadro dessa projecção, o reitor explicou que as parcerias internacionais têm etapas delimitadas a curto, médio e longo prazos, por se estar a pensar a Universidade de Luanda não apenas neste mandato.

Assim, Alfredo Buza anunciou a criação, nos próximos dias, de uma comissão para trabalhar com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ainda em elaboração, documento que vai definir a cultura da Universidade, não importa que gestão esteja à frente dos destinos da instituição.  Sobre o PDI da Universidade, está a ser elaborado para os próximos 20 a 25 anos, disse que vai permitir a não quebra de qualquuer projecto existente dentro da instituição.

Alfredo Buza referiu que as unidades orgânicas da UniLuanda (faculdades de Serviços Sociais e de Artes e os institutos Politécnico de Gestão, Logístico e Transporte e de Tecnologia de Informação e Comunicação) estão em pé de igualdade, no quesito investigação científica, tendo em conta as especialidades de cada uma delas.

Essas quatro unidades orgânicas realizaram as inscrições novos estudantes entre 8 e 19 deste mês, devendo as listas de candidatos serem afixadas até dia 24, enquanto os exames de acesso acontecem de 29 de Agosto a 2 de Setembro. As matrículas têm lugar a partir de 19 a 23 deste mesmo mês.

Legalidade dos cursos

Alfredo Buza falou , ainda, da intenção do aumento de mais cursos nas instituições, além da Psicologia Social, para melhor oferta formativa. “Não podemos aceitar que as Universidades privadas tenham maior número de oferta formativa. É obrigação de Estado oferecer, em primeira instância, a educação que inclui o Ensino Superior”, disse.

Para o reitor da UniLuanda, as instituições do Ensino Privado devem ser uma complementaridade, não podendo o Estado ser reboque dessas. “Nós queremos ser a nível de Luanda a segunda maior oferta formativa, depois da Universidade Agostinho Neto”.

Presentemente, a Universidade ministra, através da Faculdade de Letras, os cursos de Artes Visuais e Plásticas, Designer de Moda, Música e Teatro, e pela Faculdade de Serviço Social as áreas de Educação de Infância, Relações Internacionais e Serviço Social.

No Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação, existem os cursos de Engenharia Informática e Engenharia de Telecomunicações, enquanto a nível do Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação ministra Engenharia Informática e Engenharia de Telecomunicações.

A UniLuanda tem, ainda, o Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transporte ministram licenciaturas em Contabilidade, Engenharia Informá-

tica, Engenharia Mecatrónica, Engenharia dos Transportes, Informática de Gestão, Gestão, Gestão Aeronáutica e Gestão, Logística e Transporte.

A Universidade de Luanda é uma instituição pública, criada pelo Decreto Executivo nº 285/20, de 29 de Outubro, é a mais nova Universidade pública do país, composta por quatro Unidades Orgânicas.

O reitor da Universidade, Alfredo Gabriel Buza, é professor catedrático, foi vice-decano para a Área Científica do ISCED/-Cabinda, vice-reitor para a Área Científica da Universidade 11 de Novembro e director nacional para a Formação Avançada do Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

O professor foi, também, inspector-geral do MESCTI, director do Gabinete Nacional de Recursos Humanos do MESCTI e presidente do Conselho Geral do ISCED/Luanda.

Alfredo Buza é licenciado em Direito e Engenharia Agronómica, pós-graduado em Ciências de Educação e tem uma formação superior em Teologia. Actualmente, está a fazer um pós-doutoramento em Educação.

Revista Destemidos