O primeiro Hospital Municipal de Caluquembe, a 196 quilómetros a norte da cidade do Lubango, na província da Huíla, em construção desde o passado mês de Junho, terá capacidade para internar cem doentes.

17/08/2022  08H20

Estão a ser criadas as condições para melhorar a assistência médica à população da região.

Segundo a administradora municipal de Caluquembe, Mariana Soma, as obras, orçadas em 905 milhões de kwanzas, incluindo o apetrechamento, terminam dentro de aproximadamente oito meses.

Acrescentou que as obras estão enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). O hospital está a ser erguido numa área superior a três mil metros quadrados, no prolongamento da Centralidade da Cachicacala, arredores da sede municipal de Caluquembe.

 A unidade hospitalar, adiantou Mariana Soma, vai contar, entre outros, com serviços de pediatria, bloco operatório, obstetrícia, oftalmologia, hemoterapia, maternidade incineradora e morgue. 

A administradora municipal de Caluquembe esclareceu que a construção do primeiro hospital público de Caluquembe é um dos maiores ganhos que o PIIM está a proporcionar. “A assistência médica e medicamentosa é garantida pelo Hospital da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA). Com a construção da unidade sanitária pública de referência, a população vai ter mais opções”.

Mariana Soma explicou que o município beneficiou de 11 projectos do PIIM, dos quais dois geridos pelo Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) do Governo da Huíla.

Além do hospital, o PIIM já permitiu a construção de uma escola com 12 salas de aula e a ampliação de outra, com a colocação de laboratórios para apoiar o ensino de formação profissional. Foi possível construir, igualmente, duas escolas de sete salas de aula cada, na localidade da Vila Branca, comuna do Ngola, e outra na sede comunal de Calepi, bem como aberto e asfaltado um troço de três quilómetros, que dá acesso à actual Administração Municipal, e a construção da Centralidade da Cachicacala. 

“Com o PIIM, ganhamos outras infra-estruturas, tais como dez pontes, o que está a facilitar a circulação de pessoas e bens”, disse, referindo, como exemplo, a ponte sobre o rio Hondeque, que facilita o acesso entre os municípios de Caluquembe, Quipungo e Cacula.

Mariana Soma informou que a nível do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, impulsionou-se a actividade agrícola, com a construção de infra-estruturas de apoio, como, por exemplo, canais de irrigação, nas localidades da Eitonga, Calepi e Chivulo, bem como reabilitados dois tanques banheiros e as respectivas mangas de vacinação.

 Deu a conhecer que a Administração Municipal acompanhou, também, a distribuição de sementes e fertilizantes, no âmbito de um programa do Governo, implementado pelo Ministério da Agricultura. 

No município de Caluquembe, salientou, existem outros projectos de organizações parceiras do Instituto de Desenvolvimento Agrários (IDA), que trabalham em prol da organização comunitária e apoio à produção familiar.

“Durante a campanha agrícola 2021/2022, o nível de produção rondou os 70 por cento, tendo-se alavancado a produção das famílias assoladas pela seca.

Revista Destemidos