A Comissão de Carteira e Ética do jornalismo angolano informou, quarta-feira(27), em comunicado de imprensa, que multou a Radiodifusão Nacional de Angola (RNA), a Rádio Despertar e o Novo Jornal, por incumprimento, no exercício da profissão, de alguns quadros destes órgãos.

28/07/2022  10H15

Luísa Rogério está a presidir a entidade regulador.

Entre os multados, a RNA foi a mais visada, tendo de pagar o valor de um milhão 605 mil 905 kwanzas, por admitir, para o exercício da profissão, Nelson Ventura, Ana Cristina, Osvaldo Bravo e Alves da Silva, da Rádio 5, e Hélder Silva, do Canal A.

A Rádio Despertar foi multada em 321.181 kwanzas, por admitir ao exercício da profissão Jorge Mendes Manuel, enquanto o Novo Jornal foi admoestada com o mesmo valor, por ter entre os quadros Nelson Francisco Sul.

Para o Conselho de Ética da referida comissão, as multas foram atribuídas à estes órgãos, por estes quadros não estarem certificados e habilitados a exercerem a profissão de jornalismo, com base na Lei sobre o Estatuto do Jornalista.

Actualmente, a Comissão de Carteira e Ética aconselha os órgãos a não manterem ao seu serviço profissionais sem a devida habilitação, para evitarem as multas e garantirem, também, a auto-regulação, efectiva, da actividade jornalística no país.

Revista Destemidos