26/07/2022 02H39

Organização juvenil do MPLA pretende aproximar os membros mais novos dos mais velhos

O Comité Provincial da JMPLA de Luanda homenageou, este domingo, os antigos líderes e quadros da organização que desempenharam funções no período 2000 a 2019. O primeiro secretário nacional, Crispiniano dos Santos, disse que o objectivo é aproximar os antigos dirigentes das novas gerações, para efectivar a troca de experiências e passagem de testemunho.

Acrescentou que a “1ª edição do encontro dos antigos dirigentes e quadros da JMPLA em Luanda” representa um momento ímpar na história da organização. Crispiniano do Santos referiu que, além da confraternização, o evento permitiu criar momentos de interacção e a transmissão de conhecimentos de ordem político-ideológica.

A JMPLA, desta forma, está a promover a unidade e a coesão interna dos militantes, sobretudo em fases que precisa de consolidar metas, referindo-se ao período eleitoral. Os militantes estão imbuídos de espírito de trabalho conjunto para a materialização dos programas.

Carla Torrão, porta-voz do evento, realçou que foram homenageados os antigos primeiros secretários provinciais de Luanda Anabela Damião, Nhanga de Assunção, Tomás Bica e Nelson Funete. O vento serviu, também, para mobilizar homens e meios, a fim de angariar fundos destinados a eternizar a vida e obra do antigo primeiro secretário nacional da JMPLA e ex-governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova.

Boaventura Chitapa, antigo líder do Comité Provincial da JMPLA em Luanda, hoje deputado à Assembleia Nacional, valorizou a iniciativa e solicitou mais encontros desta natureza. Francisco Txipilica considerou a iniciativa de grande valia, por aproximar as várias gerações do braço juvenil do MPLA, que asseguraram a organização nas diferentes fases da construção da nossa jovem democracia.

Para Boavida Neto, antigo primeiro secretário nacional da JMPLA, são iniciativas como estas que concorrem para uma boa transição do legado de uma geração para outra, permitindo que “os mais novos não se esqueçam dos mais velhos”. Africano Pedro disse que a iniciativa pode jogar um papel preponderante na reflexão em torno da necessidade de se criar o Comité de Honra dos Antigos dirigentes da JMPLA.

Revista Destemidos.