20.07.2022 07H45

Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (à esquerda), e ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, na LIX Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em 17 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2022
PALÁCIO DO PLANALTO

O presidente Jair Bolsonaro disse, no último domingo (17), que está “propenso a ir” ao Paraguai para a reunião de cúpula do Mercosul, marcada para a próxima quinta-feira (21).

Na última semana, foi noticiado que o presidente brasileiro não pretendia viajar ao país vizinho para a reunião do Mercosul, embora não tenham sido apresentadas as razões.

Entretanto, segundo apuração do portal Metrópoles, o presidente brasileiro pode mudar de ideia para prestigiar o chefe de Estado do Paraguai, Mario Abdo Benítez, conhecido como Marito.

“Está propenso a gente ir ao Paraguai. Eu sairia de madrugada daqui para voltar no final da tarde. Um bate-volta para prestigiar o Marito, que é paraquedista como eu”, disse Bolsonaro.

Mario Abdo Benítez, assim como Jair Bolsonaro, se declara um político conservador e é critico do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Na semana passada, o brasileiro afirmou que “gosta muito” do presidente paraguaio.

“Temos muita coisa com ele em comum. Como, por exemplo, a piscicultura no grande lago de Itaipu. Está bastante avançado. Nós podemos aumentar em 40% nossa produção de pescado”, disse o presidente.

No encontro desta quinta-feira (21) está marcada a passagem da presidência do bloco para o Uruguai, cumprindo o rodízio entre as nações participantes.

A reunião do Mercosul começa hoje (20), com um encontro entre chanceleres e ministros da Economia dos países do bloco.

Revista Destemidos.