Um total de 324 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 11 a 17 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS – Criança”, terminal 15015, informou, esta segunda-feira, em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).

19/07/2022 .  10H29

Apoio e defesa do bem-estar dos menores de idade têm sido das principais preocupações do Instituto Nacional da Criança.

Rosalina Domingos disse, para a imprensa, na apresentação dos dados semanais, que a maioria dos casos está ligado à violência física e psicológica, com 132 ocorrências, fuga à paternidade e disputa de guarda, com 98 casos. Além destes, adiantou, foram registados três casos de abuso sexual contra menores e dois de exploração de trabalho infantil.

“As províncias com mais casos registados são Luanda, Cabinda, Cuanza-Norte, Benguela, Huíla e Uíge”, lembrou a directora do INAC, organismo afecto ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

Para esta semana, Rosalina Domingos, aconselha maior protecção da criança contra violência e a responsabilidade de todos. “É preciso começarmos a denunciar mais os actos de violência às autoridades ou através da linha 15015. A chamada é anónima gratuita e confidencial”, disse.

 

Ocorrências

Em Luanda, continuou, o município de Cacuaco recebeu duas denuncias, uma de abuso sexual, de duas menores, de 7 e 16 anos, presumivelmente abusadas por um vizinho, de 35 anos. “O caso já é do domínio da Polícia Nacional e da Direcção Municipal da Acção Social”, disse. Na mesma circunscrição houve o registo da morte de duas crianças, gémeas, encontradas numa das valas de drenagem do município. “O caso foi encaminhado à Direcção Municipal de Acção Social, para se apurar a veracidade dos factos”.

No município de Viana, acrescentou, foi recepcionado uma denúncia sobre a morte de uma criança de 13 anos. “O menor vivia com os progenitores e faleceu na casa dos tios, quando tentava tirar água do tanque. O caso está sob investigação do Comando Municipal de Viana”, acrescentou.

Ainda em Viana, destacou, receberam a denúncia de um acto de exploração de trabalho infantil, de duas crianças, de 8 e 9 anos, de estarem a fazer trabalhos forçados. “O caso foi encaminhado à Direcção da Acção Social para o devido tratamento”, aclarou.

Além destes casos, referiu, há a destacar, também, uma denúncia de agressão física no município de Luanda, de uma criança, de 6 anos, vítima de queimadura, pela madrasta. “A prática tem sido recorrente. Há três semanas, a criança foi queimada, com um ferro de engomar. O caso já está com o SIC”, disse.

Em Cabinda, o INAC registou a denúncia de duas crianças, de 8 e 12 anos, mandadas pelo pai para comprar estupefaciente, que este usava para comercializar e também dar aos filhos. O caso, revelou, já foi encaminhado ao Instituto Nacional da Criança e ao SIC.

Revista Destemidos