20/07/2022 06H56

A Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Cunene deu início esta segunda-feira, em Ondjiva, à formação de formadores provinciais que vão instruir os membros das mesas das assembleias de voto, no âmbito do processo de preparação das eleições gerais de 24 de Agosto.

Até sexta-feira, os participantes vão abordar diversos temas, sobretudo, as operações preliminares, questões de organização, composição e funcionamento das assembleias de voto, gestão e distribuição de material, or- ganização e acomodação dos eleitores com o concurso de cabines de biossegurança.

Constam, também, entre os conteúdos em estudo, o processo de organização das mesas de voto, o exercício da votação, abertura das urnas, voto em branco e nulo, contagem dos votos, destino do material eleitoral, acta da mesa de voto, acta síntese da assembleia de voto, envio das actas, remessa, afixação, logística inversa do material e sessões práticas.

Ao falar na abertura da formação, o presidente em exercício da Comissão Provincial Eleitoral, Joaquim Muhala, disse que a acção formativa tem como objectivo dotar os agentes envolvidos no processo de ferramentas necessárias para dar resposta que se exige com a realização das eleições gerais.

Afirmou que é importante a entrega total de forma a garantir o êxito do processo e que se alcance o sucesso pretendido. “Este processo requer que tenhamos como um compromisso de vida, rumo à realização das eleições de 24 de Agosto, como ponto de partida para a manutenção da paz e harmonia entre todos os angolanos”, referiu.

Anunciou a instalação de 925 mesas de voto, agrupadas em 644 assembleias de voto, para as eleições de 24 de Agosto próximo. Segundo o responsável, o processo de colocação de dísticos das assembleias de voto, iniciado ontem, durará cinco dias e visa orientar os eleitores para que saibam o local para o exercício deste direito de cidadania.

Muhala realçou que a CPE está a preparar todos os seis municípios da província, para que tenham as condições necessárias, numa altura em que Cunene possui 430 899 eleitores habilitados para o voto e mais de quatro mil agentes eleitorais.

Por: Elautério Silipuleni / Ondjiva

Revista Destemidos.