As obras de construção de 212 apartamentos na Centralidade do Tucuve, arredores da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, foram retomadas no passado mês de Junho, três anos depois, e devem ficar concluídas em Julho de 2023.

19/07/2022 .  10H39

O encarregado de obras da empresa GRINER, José Soares, explicou ao governador do Cuando Cubango, José Martins, que a obra já atingiu um grau de execução na ordem dos 30 por cento. 

Esclareceu que a Centralidade do Tucuve, numa primeira fase, vai ter 14 edifícios de quatro pisos, sendo 11 de tipologia A e três de tipologia B, com apartamentos T-2 e T-3. A obra gerou mais de 120 postos de trabalho, maioritariamente para jovens da província do Cuando Cubango. 

Acrescentou que os edifícios da tipologia B, além dos apartamentos, vão ser acopladas com lojas e outros serviços de renda económica, enquanto que os de tipologia A terão apenas apartamentos. 

O responsável da GRINER disse, igualmente, que, além dos edifícios estão previstos arruamentos, espaços verdes, iluminação pública, esgotos para evacuação das águas pluviais e residuais, com propósito de garantir melhor qualidade de vida às 212 famílias que vão viver nas referidas habitações.

“Neste momento a em-presa GRINER tem todas as condições técnicas e humanas para que as obras não venham a conhecer novo interregno e tem já disponível, nos estaleiros, todo o material necessário para a sua conclusão, desde o mosaico e varões diversos, cimento, equipamento eléctrico e de canalização, entre outros”. 

Apesar de não ter adiantado o valor da empreitada, tendo em conta as oscilações no mercado cambial, José Soares garantiu que o orçamento do projecto foi revisto junto do Ministério das Finanças, para um montante que garanta à empresa executar as obras sem inquietações.

 

 Governador satisfeito

O governador do Cuando Cubango, José Martins, manifestou-se satisfeito com o reinício das obras da primeira centralidade da província.

       Afirmou que tal feito só foi possível graças à intervenção do Titular do Poder Executivo, João Lourenço, que autorizou o Ministério das Finanças a desbloquear uma verba, no valor  de 25 milhões  de dólares americanos, para o reinício dos trabalhos, aquando da sua visita, em Março último. 

Segundo José Martins, a conclusão do projecto habitacional, além de melhorar a imagem arquitectónica da cidade de Menongue, irá minimizar a pressão que o Governo Provincial enfrenta para acomodar os quadros. 

  José Martins que, no quadro da sua jornada de campo visitou as obras do Edifício Administrativo Autárquico, iniciadas em Fevereiro de 2021, disse que as mesmas estão avaliadas em mais de quatro mil milhões de kwanzas e devem estar concluídas nos próximos 18 meses.  

No seguimento da sua jornada de campo, que durou oito horas, José Martins visitou, também, as aldeias do Abel, Samuel e Dumbo, localidades onde estão a ser construídos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, postos de saúde, projectos avaliados em mais de  600 milhões de kwanzas.

        No final da visita, o governador disse esperar que os empreiteiros cumpram com os prazos contratuais. A maior satisfação recai na construção dos três postos de saúde, porque a população  era forçada a percorrer, diariamente, entre 14 a 50 quilómetros.

Revista Destemidos