19/07/2022 17H52

O administrador da AIPEX, Francisco Lelo, garantiu, este domingo, em Luanda, que o Governo angolano possui uma estrutura de apoio que facilita o investidor estrangeiro a investir sem dificuldade no mercado angolano.

Ao discursar na conferência “Oportunidades de investimento em Angola e do serviço de apoio ao investidor”, realizado à margem da FILDA, Francisco Lelo frisou que a estrutura de apoio ao investidor, considerado como a “Janela única de investimento”, possui instrumentos que permitem o empresário operar no mercado nacional, sem a necessidade de procurar os vários serviços da Administração Publica, bastando contactar a AIPEX para obter “toda a informação necessária”.

“Temos uma estrutura de apoio que facilita o investidor a sentir-se confortável na hora de decidir. A AIPEX em nome do investidor obtém serviços, desde a autorização de licença, aquisição de terras, tratamento de vistos e outros requisitos para que possa ter todas as condições para investidor em área do seu interesse”, informou.

De acordo com o Francisco Lelo, este ano, a AIPEX registou cerca de 439 projectos, num investimento de 5,6 mil milhões de dólares.

Destes projectos, 118 estão em fase de implementação, representando 1,2 mil milhões de dólares, e que criaram mais de 10 mil postos de trabalhos directos.

Espera-se que com a implementação de todos os projectos, o país possa ganhar cerca de 30 mil empregos.

“Este é uma tendência muito grande de investimento no sector da indústria transformadora que é um sinal que as empresas estão apostar na diversificação das economias”, salientou.

Por: Joaquim Suami

Revista Destemidos.