11.07.2022 16H49

Porto comercial de Kaliningrado  - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2022

As autoridades da região russa de Kaliningrado propõem proibir totalmente a circulação de mercadorias entre os Países Bálticos e a Rússia, com exceção das mercadorias em trânsito, declarou nesta segunda-feira (11) o governador da região, Anton Alikhanov.

A partir de ontem, domingo (10), a Lituânia proibiu o trânsito de cimento e álcool da Rússia para a região de Kaliningrado devido à entrada em vigor das sanções europeias sobre estas mercadorias.

“Como medida de resposta propomos uma proibição da circulação de mercadorias (incluindo o trânsito proveniente de países terceiros) entre os três países bálticos e a Rússia (com exceção da região de Kaliningrado)”, escreveu o governador no seu canal de Telegram.

De acordo com Alikhanov, isso permitirá acionar os transportadores marítimos e aumentar a atividade dos portos de Kalingrado, que têm sofrido por causa das sanções da União Europeia (UE).

Vale ressaltar que o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko e o líder russo Vladimir Putin discutiram hoje (11) as questões do trÂnsito de Kaliningrado e do fornecimento de energia russa à Europa. Os detalhes da conversa ainda não foram divulgados.

Revista Destemidos.