08/07/2022 11H48

A Unidade de Negócio de Refinação e Petroquímica da Sonangol inaugura, ontem, o novo Complexo de Produção de Gasolina da Refinaria de Luanda.

O projecto teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da ENI, na supervisão da engenharia e construção.

Após entrada em operação, para além de melhorar a qualidade da gasolina, o novo complexo vai permitir o aumento da capacidade de produção em quatro vezes mais, ou seja, de 395.000 para 1.580.000 litros por dia, o que contribuirá, para uma redução de cerca de 15 por cento, na importação anual de combustíveis.

O complexo trará, igualmente, vários benefícios operacionais e ambientais, como o incremento da produção de gás butano, redução considerável de emissões gasosas pela utilização do hidrogénio produzido no novo complexo, para geração de energia eléctrica na central de ciclo combinado, geração de vapor nas fornalhas, entre outros ganhos.

A construção deste empreendimento está em linha com o objectivo de aumento da capacidade de refinação de Angola, que faz parte dos objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018 – 2022, em implementação pelo Executivo angolano.

Revista Destemidos.